Setembro chega recheado de eventos pra você viajar pelo Brasil!

0
Festival de Parentins (AM) - Foto: Rodolfo Oliveira/Divulgação

O Calendário Nacional de Eventos ajuda o turista a encontrar destinos para comemorar, desde a Semana da Pátria, aos festivais e eventos por todo o país

Por Geraldo Gurgel

O mês de setembro nem bem começou mas promete muitas opções para quem deseja aliar o turismo aos eventos que acontecem em todo o país. Ao todo são 213 opções, passando por festas religiosas, festivais gastronômicos e festejos culturais. Para quem estiver em São Paulo no próximo final de semana, uma boa pedida é a  festa de San Gennaro, no reduto italiano da Mooca, com direito a muita comida e danças tipas italianas. Os festivais de imigrantes e gastronômicos povoam todas as regiões do Brasil, como o 2º Festival da Moqueca Capixaba, na histórica Anchieta, de (6) a (9), e o festival Sabor das Montanhas entre os dias (14) e (16), em Venda Nova do Imigrante, ambos no Espírito Santo.

Esses são alguns dos eventos incluídos no calendário desenvolvido pelo Ministério do Turismo para ajudar o turista a programar suas viagens e para divulgar os destinos com informações coletadas de forma colaborativa. Os amantes de esportes radicais poderão disputar o 6º Desafio de Mountain Bike de Mucugê (BA), na Chapada Diamantina, entre (6) e (9), ou admirar a natureza fazendo cicloturismo, na mesma data, em torno das montanhas do Parque Nacional do Caparaó que pode ser acessado por Minas Gerais ou Espírito Santo.

A Semana da Pátria lidera em número e diversidade de eventos que vão até domingo. O feriadão de (7) de setembro coincide, por exemplo, com a Festa do Sal, em Macau (RN), em uma ilha cercada de dunas e salinas, na costa potiguar, e com as Cavalhadas de Corumbá de Goiás. A cidade histórica do ciclo do ouro no “coração” do Brasil, comemora 288 anos com uma apresentação teatral ambientada no século VIII, que simboliza os combates entre cristãos e muçulmanos. A demonstração de fé chegou ao Brasil com os jesuítas. As cavalhadas ocorrem durante três dias em uma arena de “batalhas” ritmadas com tiros de festim, corridas e galopes. Já Florianópolis (SC) encerra a semana com a Parada do Orgulho LGBT e se consolida como um destino gay friendly.

São Paulo é o maior destino de turismo de eventos do Brasil com feiras e exposições praticamente todos os dias de setembro. Os próprios profissionais do turismo estarão lá reunidos entre os dias (26) e (28), na 46ª Expo ABAV, maior exposição de turismo do Brasil.

Alter do Chão, Santarém (PA). Cenário do Sairé 2018, de 20 a 24 de setembro. Crédito: Tiago Silveira/Divulgação

A semana de (11) a (16) de setembro será marcada pelo 5º Tapajazz, festival de música instrumental do Tapajós, em Santarém (PA). Ainda na região turística do Baixo Amazonas, a vila de Alter do Chão é um dos locais mais visitados do Pará e realiza o Sairé de (20) a (24). O festival dos botos resgata, conserva e difunde o imaginário amazônico. A capital Belém celebra o artesanato com uma feira mundial, de (7) a (16) de setembro, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

Entre os dias (11) e (23) tem o 25º Porto Alegre em Cena, um dos maiores e mais importantes festivais internacionais de artes cênicas da América do Sul com espetáculos, artistas e companhias do Brasil e do mundo, além de valorizar o teatro local. No mesmo período, os gaúchos comemoram a Semana Farroupilha. É o maior evento da tradição gaúcha. Em praticamente todas as cidades do Rio Grande do Sul tem desfile a cavalo com “prendas” e “peões” usando o traje típico gaúcho, além de churrasco, chimarrão e dança crioula.

Ascom MTur