Quinta-feira 22 de Fevereiro de 2024 11:55

Como as lavadoras ajudam monumentos turisticos

Restauração e limpeza da estátua do Cristo Redentor
Apenas alguns meses após a limpeza do Portão de Brandemburgo, a tecnologia e experiência de limpeza da Kärcher foram novamente solicitadas, desta vez para a igualmente famosa e simbólica estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, que exigia uma limpeza cuidadosa e cuidadosa. O projeto foi realizado como parte da restauração de toda a estátua por uma empresa de restauração de concreto. Kärcher já havia limpado a estátua 10 anos antes em homenagem à visita do Papa João Paulo II.

A Estátua do Cristo Redentor (Cristo Redentor), cartão postal do Rio de Janeiro, fica no topo do Corcovado com vista para a cidade e pode ser vista a quilômetros de distância. É um monumento de proporções épicas, medindo 30 m de altura, sem incluir o pedestal de 8 m. Só a cabeça mede quase 4 m de altura – e pesa 40 toneladas! O monumento foi construído de 1926 a 1931; a cabeça e as mãos foram criadas pelo arquiteto francês Paul Landowsky.

A camada externa do monumento (e o coração de Cristo no interior) é revestida com mosaicos triangulares de pedra-sabão. Esta pedra é muito macia, mas altamente repelente à água.

Marco do Rio livre da poluição
Depois que a restauração do concreto foi concluída e os ladrilhos de pedra-sabão deslocados substituídos, a limpeza pode começar da cabeça aos pés. Cerca de 10 funcionários trabalharam durante um mês para ajudar a devolver a estátua revestida de andaimes ao seu antigo esplendor. Cerca de 25% da camada externa era porosa e revestida por eflorescências e depósitos orgânicos de cor escura.
O método de jateamento de micropartículas de baixa pressão especialmente desenvolvido pela Kärcher para limpar o Portão de Brandemburgo foi usado com grande eficácia. Com desempenho de área de 15 m²/h, toda a sujeira foi removida com sucesso, obtendo um tom uniforme da superfície; as seções que haviam sido restauradas não pareciam mais manchas de luz. Não foram necessários agentes de limpeza para realizar o trabalho.

A limpeza foi concluída no pedestal e no terreno ao pé da estátua usando limpadores de alta pressão Kärcher em março de 1991.