Prêmio MPE Brasil será divulgado em Brasília, nesta quarta-feira (25), e conta com a participação de quatro empresas da Paraíba

As melhores práticas de gestão nos pequenos negócios no país serão reconhecidas nesta quarta-feira (25), em Brasília. A entrega do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequena Empresas (MPE Brasil 2014) contará com a participação de quatro empresas paraibanas que também receberão esse reconhecimento. Mônica Consultoria (Serviços), Restaurante Cidade Viva (Serviço Turismo), Dermoplástica (Serviço de Saúde) e Fazenda Mimoso (Agronegócio) foram as empresas vencedores da etapa estadual da premiação, receberão uma placa de reconhecimento pelo seu desempenho e participarão do 7° Seminário Nacional MPE Brasil.

No mesmo dia também acontecerá o 1o Encontro de Vencedores Nacionais, que contará com a participação de duas empresas paraibanas que já receberam o primeiro lugar no país: Roval Farmácia de Manipulação, em 2012, e Laboratório Labvita, em 2014. A solenidade de premiação terá transmissão ao vivo pelo link www.aovivosebrae.com.br/premiompea partir das 10h30.

“Este é um dos eventos mais importantes para as micro e pequenas empresas do país. Estar presente nesta solenidade mostra que os pequenos negócios da Paraíba estão mais atuantes na prática de excelência em gestão”, afirmou a gestora da premiação estadual e analista do Sebrae Paraíba, Cláudia Pereira. Ela acrescenta que a participação neste evento representa o amadurecimento dos empresários em relação à adoção de práticas de gestão voltadas para a qualidade.

Em 2014, candidatou-se para avaliação um número recorde de empresas de todos os estados brasileiros. Neste ciclo, a Paraíba contou com 1.426 empresas inscritas. Nas etapas estaduais, a primeira do processo, 113 delas já foram reconhecidas. Nessa segunda fase, serão conhecidas dez vencedoras nacionais, além de dois destaques – em Inovação e Responsabilidade Social. São premiadas categorias que abrangem Indústria, Comércio, Serviços, Turismo, Tecnologia da Informação (TI), Saúde, Educação e Agronegócio.

Cláudia Pereira explicou que a premiação reconhece as empresas que investem em conceitos e práticas de gestão, valorizam ideias e difundem valores como o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade. Para participar, é preciso ter mais de um ano fiscal e receita bruta de até R$ 3,6 milhões anuais.

O resultado final da etapa nacional do prêmio MPE Brasil é feito por uma banca de juízes, composta por executivos e representantes das empresas realizadoras da premiação, que escolhem as mais eficientes práticas de gestão nas categorias Agronegócio, Indústria, Serviços, Comércio, Serviços de Saúde, Serviços de Educação, Serviços de Turismo, Serviços de Tecnologia da Informação, Destaque de Inovação e Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social.

Além de avaliar a gestão, a iniciativa espera promover a competitividade e contribuir para a evolução dos negócios em diferentes setores da economia. Ao final do processo proposto pelo MPE Brasil, que considera o Modelo de Excelência em Gestão (MEG), disseminado pela FNQ e adaptado à realidade das micro e pequenas empresas, as candidatas, que respondem ao questionário de autoavaliação, recebem relatório de feedback com pontos fortes e oportunidades de melhoria em seu negócio. A premiação é uma realização do Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

12º Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – MPE Brasil
Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil, Brasília
Data: 25 de março de 2015
Horário: 10h30
Transmissão ao vivo: www.aovivosebrae.com.br/premiompe

Ascom SEBRAE
Foto: RBS divulgação