Serão dez dias de alta gastronomia e cultura popular na Costa do Conde

Por Lourdinha Dantas
lourdinhad@gmail.com

O 2º Festival Sabores e Saberes do Conde, que será realizado de 1º a 10 de maio, foi lançado ontem (27) no Restaurante Tulipas, em Tabatinga, com a primeira etapa do Concurso de Gastronomia, do qual participaram onze restaurantes que apresentaram pratos principalmente à base de peixes e frutos do mar, como salmão, camarão, atum e tilápia. Mas, houve espaço, também, para um bode ao vinho tinto e um hambúrguer incrementado com mussarela e rúcula.

IMG_5099Organizado pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Conde-Acic, com patrocínio da São Braz, o Festival conta com o apoio do Governo da Paraíba, por meio da PBTur, do Sebrae-PB, da Paraíba Criativa e do Nord Hotels.

Participaram da solenidade de abertura, Fábio Maia, Chefe de Gabinete, representando o Governador Ricardo Coutinho, Alexandre Cunha, Secretário de Turismo do Conde, Ruth Avelino, Presidente da PBTur, o Professor André Piva, responsável pelo projeto Paraíba Criativa, e o Gerente de Negócios do Sebrae, Edilson Batista de Azevedo.

O Presidente da Acic, André Neves, fez as honras da casa, recepcionando os convidados, dentre os quais empresários do setor hoteleiro, jornalistas e artesãos.

O júri do Concurso e Gastronomia é composto pelo gourmet e artista plástico Zéllo Visconti, pelo gastrônomo Adilson Santana, Neide Lisboa, pela gastrônoma, e pelo chef Walter Ulisses. Ainda haverá mais três etapas na competição gastronômica;  a tarefa dos jurados será árdua, a depender da criatividade dos chefs.

Apresentaram pratos, ontem, os chefs dos restaurantes Beach Hotel Jacumã (Atum à La Beach), Carpe Diem Restaurante (Salmão à Carpe Diem), Carpe Diem Burguer Goumet (Hambúrguer Jacumã), Toca do Siri (Risoto à Mariñero), O Púkaro Restaurante Regional (Bode à La Púkaro), Self-Service dos Sabores (Sabores da Vila), Passarela do Caranguejo (Encanto da Índia), Lampião (Buchada de Peixe), Tulipas (Tulipas em Verde e Rosa) e Canyon de Coqueirinho (Feijoada de frutos do mar).

Entre os chefs, pelo menos seis são mulheres, o que parece indicar que a hegemonia masculina que sempre imperou na gastronomia, agora parece estar mudando.

Os convidados também tiveram oportunidade de degustar as iguarias e foram muitos os elogios à criatividade dos cozinheiros e à qualidade das receitas.

Geovan Morais, que se apresenta todos os sábados no Beach Hotel, animou o evento com músicas autorais e de outros artistas, um repertório eclético e de excelente qualidade.

O 2º Festival Sabores e Saberes do Conde deverá atrair muita gente ao Litoral Sul, nos dez dias em que será realizado, não só para conhecer as novidades da culinária, como para apreciar as apresentações artísticas e exposições de artes programadas pelos restaurantes.

IMG_5149

Alexandre Cunha, Secretário de Turismo do Conde
Alexandre Cunha, Secretário de Turismo do Conde
Ruth Avelino, Presidente da PBTur
Ruth Avelino, Presidente da PBTur
Jornalistas convidados; Teresa Duarte, Lourdinha Dantas, Josival Pereira e  Veronica Guerra
Jornalistas convidados; Teresa Duarte, Lourdinha Dantas, Josival Pereira e Veronica Guerra
Geovan Morais
Geovan Morais

IMG_5102

Acesse mais fotos, clique AQUI

Fotos: Loudinha Dantas