Confira programação de Carnaval das principais cidades brasileiras em 2019

0
Carnaval de Olinda (PE) - Foto: Divulgação

O Carnaval é uma das festas mais populares do Brasil. Além dos tradicionais desfiles das escolas de samba nos Sambódromos do Rio e de São Paulo, nos últimos anos, a cultura do Carnaval de rua ganhou popularidade e os famosos “bloquinhos” integram o calendário oficial de eventos das maiores cidades do País. Durante todo o mês de fevereiro e começo de março, os foliões vão as ruas fantasiados para pular carnaval e seguir os blocos espalhados pelas cidades, confira a programação dos maiores carnavais brasileiros:

SÃO PAULO

O bloco “Casa comigo” é um dos mais populares de São Paulo (Mário Águas/Blocos de Rua)/Divulgação

Com 624 blocos e mais de 700 desfiles, a cidade de São Paulo espera receber 5 milhões de foliões entre os dias (23) de fevereiro até o dia (10) de março deste ano. Um aumento de quase 60% se comparado ao ano anterior. Entre os bloquinhos mais famosos estão o Sargento Pimenta, Casa Comigo e Ritaleena, que acontecerão no dia (23) de fevereiro em diferentes pontos da cidade. Nomes como Alceu Valença, Elba Ramalho, Claudia Leitte, Sidney Magal, Preta Gil e Daniela Mercury já estão confirmados para participar da festa paulistana esse ano.

Sargento Pimenta
Onde: Avenida Brigadeiro Faria Lima, São Paulo.
Quando: 23 de fevereiro, 11h

Casa Comigo
Onde: Avenida Brigadeiro Faria Lima, São Paulo.
Quando: 23 de fevereiro, 12h

Ritaleena
Onde: Rua dos Pinheiros, São Paulo
Quando: 23 de fevereiro, 14h

Além dos blocos de rua, também é possível assistir ao desfile das escolas de samba de São Paulo no sambódromo do Anhembi. As escolas de samba do grupo especial de São Paulo desfilam nos dias (1º) e (2) de março (sexta e sábado). Já as escolas do grupo de acesso, nos dias (3) e (4) de março (domingo e segunda). Na terça-feira de carnaval (5), acontece a apuração dos desfiles das escolas de samba e no dia 8, sexta-feira, o desfile das campeãs. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site. 

RIO DE JANEIRO

Monobloco é um dos mais conhecidos blocos de Carnaval brasileiros do Rio de Janeiro. O bloco também possui uma banda, conhecida como Monobloco Show e uma oficina musical (Foto: Thaty Aguiar/ Blocos de Rua)/Divulgação

Na cidade maravilhosa, a agenda de carnaval também é repleta de blocos de rua que lotam os calçadões da praia. São quase 600 blocos espalhados em diversos pontos da cidade, que recebe cerca de 1 milhão de turistas todos os anos. A Riotur anunciou que em 2019, os megablocos irão desfilar no Centro do Rio, na Rua Primeiro de Março, entre a Candelária e a Avenida Presidente Antônio Carlos. A mudança se deve ao tumulto e reclamações causados pelo bloco a Favorita, que levou quase 700 mil pessoas à orla de Copacabana em 2018, o triplo do previsto.

A partir do dia (25) de Janeiro, os cariocas poderão desfrutar dos melhores bloquinhos de rua do carnaval do Rio em 2019. Entre os mais requisitados estão o bloco Simpatia É Quase Amor, Monobloco e o Cordão da Bola Preta, maior e mais antigo bloquinho de rua do Rio de Janeiro.

Simpatia É Quase Amor
Onde: Teixeira de Melo – Ipanema
Quando: 23 de fevereiro, 14h

Monobloco
Onde: Aterro do Flamengo, altura da Praça Luis de Camões, Coreto Modernista
Quando: 10 de março, 8h

Cordão da Bola Preta
Onde: Av. Presidente Antonio Carlos, em Frente ao Menezes Cortes – Centro
Quando: 02 de março, 7h

Assim como em São Paulo, no Rio é possível acompanhar o desfile das escolas de samba na Sapucaí. O grupo especial desfila no domingo (3) e na segunda-feira, (4) de março, e as seis melhores escolas voltam a se apresentar no desfile das campeãs, no sábado seguinte (9). Os ingressos podem ser adquiridos pelo site. 

MINAS GERAIS

“Bloco É O Amô” toca os principais hits sertanejos em Belo Horizonte no carnaval de 2018 (Flávio Charchar)/Divulgação

O estado de Minas também é conhecido por suas festas carnavalescas. Pelo menos seis cidades do destino são famosas por seus carnavais de rua e mega blocos. Um diferencial do carnaval mineiro são as famosas festas de república, que atraem uma enorme quantidade de jovens.

Normalmente, as repúblicas universitárias oferecem pacotes com 120 horas de open bar e hospedagem, além de incluir no passeio dois blocos e sete festas temáticas durante o carnaval. Entre os destinos mais procurados estão as cidades de Ouro Preto e Santa Rita do Sapucaí, que abriga o famoso bloco do urso. Em Belo Horizonte, o evento deste ano já conta com 590 blocos de rua cadastrados, que farão cerca de 700 desfiles.

Bloco do Caixão – Ouro Preto
Onde: 
Praça centro de convenções da UFOP, Ouro Preto – MG
Quando: 2 de março, 14h.

Bloco Cabrobró – Ouro Preto 
Onde: Praça centro de convenções da UFOP, Ouro Preto – MG
Quando: 3 de março, 14h.

Bloco do Urso – Santa Rita do Sapucaí 
Onde: Rua Dr. José Pinto Vilela, Centro, Santa Rita do Sapucaí – MG
Quando: 02, 03, 04 e 05 de março, 19h

SALVADOR

Salvador atrai multidões apesar de possuir um dos carnavais mais caros do Brasil (Arquivo/Agência Brasil)/Divulgação

Os blocos do carnaval de Salvador funcionam um pouco diferente dos blocos das outras cidades do Brasil. A maioria deles são pagos e comercializam abadás porém, o carnaval também conta com os blocos sem corda que são gratuitos e fazem parte do “Carnaval pipoca”.

Os principais circuitos do Carnaval de Salvador, são o Osmar (Campo Grande) e Dodô (Barra-Ondina). O Circuito Osmar, chamado também de Campo Grande, é o mais tradicional do Carnaval de Salvador e tem um percurso de aproximadamente 4 km e 5 horas de duração. Já o circuito Dodô/Barra Ondina dura aproximadamente 5 horas e conta com os grandes camarotes do Carnaval e famosas atrações como Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Chiclete com Banana e outros.

Bloco Crocodilo 
Onde: Barra-Ondina
Quando: 03 e 04 de março

Bloco Coruja 
Onde: Barra-Ondina
Quando:
 02, 03 e 04 de março

Bloco Camaleão 
Onde: Barra-Ondina
Quando:
 03, 04 e 05 de março

PERNAMBUCO

O Galo da Madrugada é considerado o maior bloco de carnaval do mundo (Foto: Eric Ribeiro)/Divulgação

A capital pernambucana, Recife, abriga o maior bloco de Carnaval do mundo, o famoso Galo da Madrugada. Seu desfile acontece sempre no sábado de Carnaval. Em 2019, o bloco terá como tema a música do artista Zé Ramalho, “Frevo Mulher”, uma homenagem a todas as mulheres que fizeram parte da história do bloco. A cidade vizinha, Olinda, terra do Frevo e do Maracatu, também contará com cerca de 500 bloquinhos e agremiações, que vão desfilar durante todos os dias de festa nas ladeiras de Olinda.

Galo da Madrugada – Recife
Onde: Forte das Cinco Pontas, Recife – Pernambuco
Quando: 02 de março, 7h.

Olinda Tropicana – Olinda
Onde: Rua Prudente de Morais, 313, Olinda – Pernambuco
Quando: 03 de fevereiro, 14h

Homem da Meia Noite – Olinda
Onde: Ladeiras do Sitío Histórico de Olinda, Olinda – Pernambuco
Quando: 02 de março, 0h

O site “Blocos de Rua” concentra diversas informações sobre o carnaval de rua das principais cidades do Brasil. Acesse e confira a programação completa de cada estado.

M&E