Trilha 4×4 da início ao Circuito de Ecoturismo da Costa do Conde

0
760
Imagem, O Concierge

por Ana Célia Macedo

Motores revisados, pilotos confiantes e uma trilha de fazer qualquer amante do esporte de aventura vibrar. Assim foi dada a largada para a 2º Edição do Circuito de Ecoturismo do Litoral Sul da Paraíba, que teve início neste sábado (9) com saída do Kartódromo Circuito Internacional Paladino. O Evento que é esportivo, mas não competitivo, movimenta a prática dos esportes radicais no Litoral Sul da Paraíba e incentiva a preservação do Meio Ambiente

Uma das propostas do Circuito é integrar o homem a natureza gerando motivação à prática do esporte de aventura e do ecoturismo, afirma a organizadora do evento, a ambientalista Rosana Diniz. “Temos uma APA que abrange três municípios circunvizinhos, Conde, Pitimbu e Alhandra. Temos vocação para o ecoturismo, história, cultura e gastronomia! Por isso, estamos encabeçando esse circuito para fomentar a economia local e divulgar nosso ecoturismo”, explicou Rosana.

corteEste ano a trilha foi mapeada com 52 km de percurso com grau de dificuldade de leve a médio. “Não tivemos dificuldades para traçar a rota, apenas ajustamos alguns pontos que no ano passado ficaram de fora”, revelou o diretor da Paraíba Adventure, empresa parceira do evento, Felipe Ferreira. O percurso ainda conta com três carros de apoio, munidos de rádio base e comunicadores, kits de primeiros socorros e todo o suporte para uma eventual dificuldade.

Família Granja, Diogo, Luciana, Júlia Granja e Pedro Granja / imagem, O Concierge
Família Granja, Diogo, Luciana, Júlia Granja e Pedro Granja / imagem, O Concierge

O Off Road é praticado por pessoas que buscam convívio com a natureza e superação por meio dos obstáculos impostos no percurso como lama, pedras, erosões, subidas e descidas íngremes, alagamentos. Foi isto que cerca de 35 pilotos da Paraíba e do Nordeste, vieram buscar no Circuito. “Eu sempre gostei muito de aventura e esportes radicais. Vir com a minha família para Paraíba, conhecer novos terrenos é uma emoção”, declarou o médico alagoano Diogo Granja, que participou do evento a convite de amigos de Pernambuco.

Para do diretor do site Automotivo PB, Nicolas Lins, o evento tem tudo a ver com o nicho de mercado da empresa que ele representa, a Newland Toyota. “É importante a participação num circuito desse porte”, disse.

Robélia Figueiredo e Nicolas Lins , Newland / Imagem O Concierge
Robélia Figueiredo e Nicolas Lins , Newland / Imagem O Concierge

Este ano, na sua 2º Edição, o Circuito de Ecoturismo da Costa do Conde se consolida e recebeu apoio do Kartódromo Circuito internacional Paladino, da Toyota Newland, do Sebrae, da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e da Prefeitura do Conde.

Confira o restante da programação:

Dia 17/09 – Corrida Orientada na APA de Tambaba

Dia 24/09 – Trilha Ecológica de Bike

Dia 30/09 – Caminhada Mirantes de Tambaba

Dia 07/11 – Passeio de Caiaque no Rio Grau

Sobre o Ecoturismo no Brasil

De acordo com o Ministério do Turismo (MTur) o ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações.

Sobre o Ecoturismo no Mundo

Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) revelam que o turismo ecológico vem crescendo num ritmo de duas a três vezes superiores ao turismo convencional.

* APA (Área de Preservação Ambiental)

Mais informações: (83) 9.9972-2369