Tambaba segue para regulamentação da prática do Naturismo

0
Praia de Tambaba, Costa do Conde, Litoral Sul da Paraíba - Foto: O Concierge

Será assinada hoje a escritura de doação da “área da futura sede do Naturismo” em Tambaba no Litoral Sul da Paraíba

por Ana Célia Macedo

Nesta quarta-feira (7), as 16h, será realizada uma solenidade no gabinete da prefeita do Conde, Márcia Lucena, onde será assinada a escritura de doação da futura sede do Naturismo que está localizada dentro da Área de Proteção Ambiental de Tambaba (APA).
A doação será feita por empresários da construção civil à Federação Brasileira de Naturismo com o intuito de agilizar o processo de regulamentação da área vocacionada para o Naturismo. Estarão presentes o superintendente da Sudema, João Vicente Machado Sobrinho, o presidente da Federação Nacional de Naturismo, Pedro Ribeiro, o secretário Executivo de Turismo do Estado, Ivan Burity, empresários e autoridades locais

De acordo com Ivan Burity, a regulamentação segue a partir desta contribuição. “A praia de Tambaba foi criada por diplomas jurídicos municipais e a área da praia é da União. Portanto uma área federal, que tem fragilidade jurídica e que há muito vem trazendo problemas de gestão, ordenamento e regras que de certa forma afugentam os praticantes do naturismo”, afirmou.

“Hoje nós estamos encerrando um ciclo de debates sobre a APA de Tambaba, com Plano de Manejo concluído e a inserção da área da futura sede naturista dentro dela. Este era um processo que já se arrastava por 11 anos e que esta gestão resolveu enfrentar exatamente para trazer de forma definitiva, segurança e ordenamento para quem frequenta a praia na área naturista”, explicou Burity.

A doação fomenta a criação de parcerias público-privadas, o que deve fazer de Tambaba, em pouco tempo, um centro de Naturismo institucionalizado, com infraestrutura adequada para receber o praticante do naturismo de todo o mundo, com reconhecimento internacional, gerando grande número de visitantes e investidores.

Naturistas europeus e a localização de Tambaba

A Europa pratica o naturismo de forma ordenada. Cerca de 50% da população europeia adota a filosofia naturista. Tambaba está localizada no hemisfério Sul onde o verão se desencontra com o verão europeu. Uma coincidência positiva para a Paraíba que deve atrair naturistas europeus, que já conhecem Tambaba como um ícone do marketing turístico brasileiro.