Outra vez pensando na lagoa, em algo interessante para escrever sobre o Parque Sólon de Lucena, até por que dezembro já chegou e em dezembro os olhos dos moradores da Capital Paraibana se voltam para o centro e para a lagoa em especial, devido a sua decoração natalina que todos os anos nos alegram, pois a cidade fica mais bonita. Pensei então na estátua erguida em homenagem ao nosso ilustre paraibano, Ariano Suassuna, que, diga-se de passagem, enriqueceu visual e culturalmente a nossa lagoa, a nossa cidade.

A escultura, o totem, é uma obra do escultor Miguel dos Santos que a batizou de “Pedra do Reino”, nome de uma obra do Ariano Suassuna ganhadora de vários prêmios literários. A escultura tem oito metros de altura, e é feita em concreto, aço e cerâmica. Na parte de cima tem duas cabeças uma é do próprio Ariano que olha para o sertão e a outra cabeça é do seu pai o ex. presidente da Paraíba João Suassuna, que olha para o litoral.

A onça, o lobo-guará, a cascavel e o carcará, cavalos e onças aladas, estrelas e símbolos esotéricos, além de pontas de aço e vegetação própria do sertão que foi plantada no local dando ainda mais regionalidade a peça que decora a lagoa.

O local onde esta fixada a escultura tornou-se ponto de parada para turistas com suas maquinas fotográficas que se maravilham ao entenderem quão importante e significativa é essa escultura para a história da Paraíba.

*Este texto foi relocado para esta coluna e faz parte do acervo da colunista.
Escrito em 07/12/2013

SHARE
Artigo anteriorPedra do Ingá – Itacoatiara
Próximo artigoA Ressaca Do Mar Em Manaíra
Ana Célia Macedo
Ana Célia Macedo, jornalista desde 2010 é membro da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, seccional Paraíba (Abrajet PB). Iniciou suas atividades junto a comunicação escrevendo sobre turismo num blog em que narrava experiências vividas nas suas viagens pelo mundo e também divulgando os atrativos turísticos da sua cidade natal, João Pessoa. Morou por dois anos na Suíça, onde aperfeiçoou habilidades no jornalismo online, editorando o site “Brasileiros na Suissa”, que continha conteúdo exclusivo para a comunidade brasileira naquele país. É acadêmica em Comunicação Social, empresária e editora do site "O Concierge Online" que produz o melhor conteúdo em Turismo, Cultura e Gastronomia. Viajar, comer bem, conhecer novas culturas, fotografar e escrever são seus "hobbies". E-mail para contato: anaceliamacedo@oconciergeonline.com.br