Gilmar Piolla (Itaipu) apresenta detalhes da Usina a José Parente (Embratur) e a Sérgio Flores (Embratur). Fotos:Rubens Andrade

Com apoio do Instituto, Itaipu Binacional irá divulgar o destino para a imprensa internacional que estará presente nos Jogos Olímpicos

Jornalistas dos principais países emissores de turistas ao Brasil participarão de press trip, entre os meses de agosto e setembro, com o intuito de conhecer o potencial turístico de Foz do Iguaçu. Argentina, Estados Unidos, Chile e França serão algumas das nações convidadas pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e pela Itaipu Binacional para visitar a região e poder repercutir o destino na mídia de seus países de origem.

press trip ocorrerá no período da Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016, ocasião em que o Brasil receberá um grande número de jornalistas estrangeiros, dentre os 25 mil cadastrados e aguardados para o Jogos, de acordo com a previsão do Comitê Olímpico Internacional (COI). A parceria entre a Embratur e a Itaipu foi firmada no último dia 17, durante visita do presidente substituto do Instituto, José Antônio Parente, à hidrelétrica.

“A Olimpíada é uma oportunidade única para potencializarmos a promoção do turismo brasileiro ao turista internacional e a realização de press trips fortalece ainda mais essa divulgação”, afirmou José Parente. Segundo ele, a regularidade desse tipo de ação permite fomentar a geração de mídia espontânea positiva sobre o Brasil na mídia internacional, aumentando o interesse do público estrangeiro pelo País.

O interesse de Itaipu nessa parceria, além de divulgar o destino Foz do Iguaçu, se deve à visitação de turistas internacionais à Usina. Somente em 2015, 129.903 turistas estrangeiros participaram de visitas guiadas. Destes, 49.016 eram argentinos, 9.554 uruguaios e 6.883 alemães, conforme Relatório 2015 da Itaipu.

“Essa parceria irá fortalecer a marca Foz do Iguaçu no mercado global. A exemplo do que já fazemos nas feiras de turismo dos cinco continentes, vamos trabalhando juntos para aproveitar os Jogos Olímpicos e maximizar a divulgação do destino Iguaçu no exterior”, destacou Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social de Itaipu e vice-presidente do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu.

Ao longo do ano de 2015, a Embratur realizou 10 press trips, que contaram com a participação de 30 jornalistas. Além disso, a Coordenação Geral de Relações Públicas do Instituto articulou, sem custos, a realização de mais seis press trips, que contaram com a participação de mais 15 jornalistas, totalizando 15 ações de press trip e 45 jornalistas convidados em 2015.

Parcerias, capacitações e apoios a Foz

A Embratur dará apoio à captação do evento 83rd Annual Meeting of the Meteoritical Society, que ocorrerá em agosto, em Berlim. Nesta feira, Foz do Iguaçu será apresentada como candidata à cidade sede da próxima edição do evento, em 2020. No início deste ano, a Embratur apoiou a visita de jornalistas da revista francesa Grandes Reportagens ao destino Foz do Iguaçu. O Instituto, em parceria com o Comitê Descubra Brasil e com a Embaixada do Brasil em Lima, apoiou a realização da capacitação de 80 representantes do trade turístico peruano sobre o estado do Paraná no último dia 30 de maio.

Programa de press trip

Desde 2006, quando a Embratur criou o seu Programa de Relações Públicas, as press trips ganharam impulso como ferramenta de promoção do turismo brasileiro. Entre 2006 e 2010, o Programa de Press Trips da Embratur trouxe ao Brasil 464 jornalistas de 17 países. Como resultado, foram divulgadas 340 reportagens em alguns dos principais jornais, revistas e TVs do mundo. Em pesquisa realizada com 132 jornalistas que já participaram do Programa, 97% afirmaram que gostariam de fazer uma nova press trip ao Brasil. Já de 2010 a 2015, foram feitas mais de 150 viagens pela Embratur.

Embratur