Horário de verão termina neste domingo (18)

0
Imagem: Divulgação

Medida é adotada para reduzir de gastos com energia elétrica e vale para dez estados brasileiros e Distrito Federal

O horário de verão chega ao fim neste domingo (18). Para se adequar a mudança de horário, é preciso atrasar o relógio em uma hora.

A medida vale para dez Estados brasileiros e para o Distrito Federal, localizados nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Os Estados que vão ter que se adaptar com a mudança no relógio são: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo.

O horário de verão é uma prática adotada em regiões do Brasil todos os anos desde 1985 com o objetivo de economizar energia nos horários responsáveis pelos picos de consumo no País.

Em 2017, houve uma discussão do governo federal cogitando extinguir o horário de verão, sob a justificativa de que a mudança nos relógios não estava reduzindo os gastos de energia.

Levantamento do Ministério divulgado em julho passado apontou que a mudança nos hábitos de consumo e o avanço da tecnologia não têm resultado em mais economia de energia.

A manutenção do horário de verão vem sendo tratada por autoridades do setor mais como uma “questão cultural”. Em (25) de setembro do ano passado, o Ministério de Minas e Energia informou que não iria suspender.

O horário de verão começou em (15) de outubro de 2017 e termina em (18) de fevereiro de 2018, com 126 dias de duração.