Conhecida como Porta do Sol, João Pessoa, na Paraíba, recebe esse título por ser o local das Américas em que o sol nasce primeiro, tornando o espetáculo ainda mais especial. Fundada em 1585, a cidade é a terceira capital mais antiga do país, tendo hoje uma das melhores qualidades de vida da região Nordeste.

Quem visita João Pessoa volta para casa com vontade de mudar-se em definitivo para a charmosa cidade, que lembra muito mais um município praiano do que uma capital do estado, com praças equipadas com equipamentos de ginástica, ciclovias em vários pontos da cidade e uma lei que decreta o fechamento de um pedaço da orla, das 5h às 8h, para caminhadas matinais.

Repleta de atrações, o carro-chefe são as belíssimas praias, seguidas de um rico patrimônio histórico com diversos monumentos de inspiração barroca, parques, igrejas e museus.

A seguir, veja 7 razões para conhecer João Pessoa

1 Praias

coqueirinho

Uma das características do litoral de João Pessoa é sua orla tranquila, com uma infraestrutura que não deve nada a nenhuma outra capital da região, composta por areias limpas, quiosques organizados e facilidades que agradam a qualquer banhista, como duchas para tirar a areia do corpo e estacionamento.

Para aproveitar tanto as praias urbanas quanto aquelas localizadas no litoral Norte e Sul da capital, a dica é acordar cedo: como o sol nasce primeiro na capital, ele também se põe mais cedo, em torno das 17h. Assim, vale a pena sair da cama tão logo o sol apareça, tomar um café da manhã reforçado e seguir para uma das praias da região, onde o movimento começa a diminuir a partir das 15h.

Entre as praias urbanas de João Pessoa está a famosa Tambaú, com seus famosos coqueiros e gameleiras. A praia está próxima a diversos hotéis, o que a torna bastante movimentada, principalmente na alta temporada. Suas águas mornas e calmas também são um atrativo, assim como os calçadões, indicados para caminhadas e corridas. O mesmo acontece na Praia de Cabo Branco, mais frequentada por moradores da capital que não dispensam uma boa caminhada pelo calçadão logo pela manhã. A praia possui ótimas barracas, e em sua extensão vemos uma areia batida e fina, perfeita para um jogo do vôlei seguido por um mergulho no mar de águas calmas, mansas e claras.

Outra praia urbana é Bessa, onde predomina a vegetação de coqueiros e restinga. Com trechos na orla que alternam agito e sossego, a praia é perfeita tanto para quem procura locais mais movimentados quanto para quem gosta de calmaria.

Seguindo pela rodovia PB-008, em direção ao estado de Pernambuco, os turistas se deparam com as incríveis praias do Litoral Sul, que incluem Coqueirinho, uma praia com visual composto por falésias coloridas, coqueiros, rios de água doce e ondas fracas, que nos finais de semana atraem diversos visitantes e Ponta do Seixas, ponto mais oriental das Américas, representada pelo monumento Farol do Cabo Branco. As barracas rústicas, as areias finas e o mar de um azul belíssimo são as principais características do local. Ainda no Litoral Sul está a Barra do Gramame, área perfeita para praticar kitesurf devido a ótimos ventos. Barra do Gramame conta ainda com o famoso Bar do Zezinho, onde refrescantes drinques de coco e abacaxi são servidos aos visitantes.

Seguindo pelas praias do Sul, Tabatinga encanta com suas águas calmas e mornas, rodeada por grandes falésias, além de seus recifes, suas areias finas e seus “maceiós”, que são lagoas formadas a partir da água do mar. Tabatinga é caminho para outra famosa praia da região, Tambaba, uma das mais belas, conhecida por ser oficialmente a primeira praia de naturismo do Nordeste. Para que todos pudessem aproveitar as maravilhas desta praia, há um espaço pequeno, com águas verde-azuladas e piscinas naturais onde é proibida a prática do naturismo, enquanto outra parte da praia tem como uma das regras a falta total de trajes de banho, além da entrada proibida de homens desacompanhados.

Já o Litoral Norte nos presenteia com três belas praias. Uma delas é Intermares, que atrai turistas devido a suas ondas perfeitas. Com trechos de calçadão e restinga, a praia possui uma parte reservada à desova de tartarugas-marinhas e reúne diversos visitantes todos os dias. Outra praia é Camboinha, que na maré baixa fica repleta de piscinas naturais e possibilidade um passeio divertido, a bordo de uma lancha, até a ilha da Areia Vermelha. Por fim, a Praia do Oiteiro tem um visual marcado por lindos coqueiros e uma vista panorâmica incrível a partir do alto das dunas. Suas ondas tornam o local bastante procurado por surfistas

tabatinga

2 Vári0s Pontos Turísticos

dsc09302

João Pessoa possui diversos locais de interesse turístico, incluindo monumentos e construções históricas.

No Centro Histórico da cidade há diversos locais tombados, incluindo edificações, ruas, parques e praças. O local fica entre os bairros de Varadouro e o Centro da cidade, onde sobrados, casarios coloniais, praças e igrejas nos remetem a um passado distante, relatando diversas passagens da história local. Não à toa, o Centro Histórico é conhecido como um dos mais importantes sítios históricos do nosso país.

Em um passeio pela região, você conhece um exemplar do período barroco brasileiro, representado pela Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, e um exemplo da arte do rococó, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Já a Igreja da Misericórdia possui um estilo maneirista. Enquanto isso, a Praça Antenor Navarro e o antigo Hotel Globo, o primeiro da cidade, representam o art-déco e o art-noveau, dos anos 1920 e 1930.

Entre edificações barrocas e casarios coloniais, destaca-se também o charmoso conjunto arquitetônico do Convento de Santo Antônio e da Igreja de São Francisco, esta decorada com azulejos portugueses que representam as fases da Paixão de Cristo. No pátio externo da igreja, um imenso cruzeiro feito em pedra calcária é conhecido como o maior monumento barroco da América Latina.

Ao chegar à Praça João Pessoa você encontra o moderno edifício da Assembleia Legislativa, que forma um belíssimo contraste com a arquitetura antiga do Tribunal de Justiça e do Palácio da Redenção, hoje sede do governo estadual. Ali se localiza também o antigo prédio da Faculdade de Direito, que em sua maravilhosa arquitetura guarda lembranças de acontecimentos políticos e históricos.

Outra praça de destaque é a Praça Pedro Américo, onde fica o Teatro Santa Roza, aberto em 1889, um dos teatros mais antigos do Brasil possui uma charmosa fachada greco-romana e detalhes em estilo barroco.

Outro local turístico que vale a pena conhecer é a Casa da Pólvora, localizada na ladeira de São Francisco, a primeira rua da capital. Considerada um marco histórico, símbolo do esforço colonizador dos portugueses, o monumento de características seiscentistas faz parte dos passeios obrigatórios na cidade. Ao visitar a Casa da Pólvora, os turistas têm também a oportunidade de ver a bela paisagem do estuário do rio Paraíba que se apresenta alguns quilômetros abaixo.

Aproveite para conhecer também o Casarão de Azulejos, ou o Sobrado de Azulejos, um prédio de importância histórica construído no século 19. Em seu exterior a construção é completamente revestida pelos famosos azulejos portugueses azulados, trazidos da cidade lusitana de Porto.

João Pessoa possui também um monumento desenhado por Oscar Niemeyer, a Estação Cabo Branco. Localizado no bairro do Altiplano, a estação foi inaugurada em 2008 e tem como missão levar à população da cidade arte, cultura, ciência e tecnologia de forma gratuita. Os traços marcantes de Niemeyer fazem da Estação, composta por cinco edifícios e uma torre octogonal espelhada, um ponto turístico bastante visitado na cidade.

feirinha-de-tambau

3 Ótimas áreas verdes

4803361-joao_pessoa___estacao_cabo_branco_turismo_359_577

Além de maravilhosas praias, João Pessoa possui também ótimos parques para lazer e entretenimento de moradores e visitantes da cidade. Um deles é o Parque Solon de Lucena, com uma paisagem maravilhosa, traçada originalmente pelo famoso paisagista Burle Marx. Destaque para os jardins com exemplares de bambus, palmeiras imperiais e paus-d’arco alocados em torno do lago central.

No Parque Arruda Câmera a diversão é garantida para quem está acompanhado por crianças, que vão adorar o jardim zoobotânico. Chamado de Bica, devido a uma fonte de água potável natural, o parque possui exemplares da Mata Atlântica e 80 espécies de animais, como leões, jacarés, elefantes e araras.  Com ótima estrutura, o parque localizado no centro da cidade possui lanchonete e pedalinhos.

Por fim, o Jardim Botânico Benjamim Maranhão, fundado em 2000, é considerado uma das maiores reservas de Mata Atlântica do país, utilizado não apenas para lazer, mas também para estudos de espécies da flora e fauna brasileiras. Por meio de trilhas os turistas encontram espécies vegetais e animais característicos da Mata Atlântica, como cajazeira, orquídeas e bromélias, além de animais como raposa, tamanduá-mirim, borboletas e pica-pau. Ao passear pelo local, você encontra também atrações como a “árvore do abraço”, uma espécie de dendezeiro que se formou em meio a uma gameleira, nos dando a impressão de que as duas árvores estão abraçadas.

jp3

4 Vida Noturna

Para quem gosta de curtir a vida noturna de todas as cidades que visita, João Pessoa, na Paraíba, tem boas opções para quem gosta de sair à noite. Embora não seja tão movimentada quanto em muitas capitais do Brasil, a capital do estado oferece muita diversão para quem deseja lugares para se descontrair ou dançar no fim do dia.

Entre as melhores opções para curtir a noite estão bares e casas noturnas da cidade, sendo que o fluxo tanto de turistas quanto de moradores se concentra no bairro de Tambaú, próximo à feirinha de artesanato e também na Avenida Olinda. Não é raro ver pessoas caminhando pelo calçadão e aproveitando a noite em meio ao ar livre.

Para quem adora dançar, vale a pena curtir ao menos uma noite de forró, ritmo característico na cidade. Na segunda e quinta-feira, você pode curtir um forró pé de serra no Fellini Ristorante, em Cabo Branco, que conta com banda ao vivo e programação especial. Já na sexta e no sábado a animação fica por conta do KS Bar Forró, localizado em Tambaú. Com programação variada, sempre há promoção para quem chega mais cedo ao local, sendo que o agito aumenta após às 23h.

Para uma noite diferente, a dica é ir até o Empório Café, em Tambaú, um resto-bar que possui cardápio variado, com lanches e tortas e conta com DJs para animar a noite. Já a casa noturna Zodíaco Bar, também em Tambaú, abre de quinta a sábado e possui uma programação diferente a cada semana, com shows e apresentação de DJs.

5 Compras

compras_alterado-595x447

João Pessoa possui ótimos locais de compras, de shoppings a lojas de produtos típicos da região . Se você deseja levar lembrancinhas de João Pessoa a parentes e amigos, o lugar ideal é o Mercado de Artesanato Paraibano. Entre as peças mais populares estão aquelas do artesanato típico da região, em sua maioria produzido no interior da Paraíba. Entre as diversas opções, há redes coloridas, cangaceiros feitos em argila, imagens de santos em estopa, joias feitas de conchas e maravilhosos bordados em renda. Localizado em Tambaú, o mercado possui 120 lojas, entre as quais estão também estabelecimentos que vendem ingredientes da região, como rapadura e castanha, além de doce de buriti, coco queimado, alfenim e sorda, um pão de mel à base de rapadura.

João Pessoa conta ainda com dois shoppings de destaque. O Tambiá Shopping é o maior da cidade, localizado em Tambiá. Seus nove pisos contam com lojas, escritórios e estacionamentos, além de uma praça de alimentação, salas de cinema, Casa da Cidadania e parque infantil. Já o Manaíra Shopping, inaugurado em 1989 no bairro de Manaíra, é um dos maiores shoppings do Nordeste, com 308 lojas em suas instalações.

6 Gastronomia

ai-2

Em João Pessoa os pratos que predominam são aqueles à base de frutos do mar, como camarões, polvos e lulas, além de deliciosas receitas típicas do sertão do estado, com ingredientes como carne de sol, carne de bode, arroz de leite, macaxeira e feijão de corda, facilmente encontradas em restaurantes especializados nas iguarias regionais.

Além disso, não é raro encontrar pizzarias na cidade que dividem espaço com as deliciosas tapiocas doces e salgadas. Na feirinha de Tambáu, todos os finais de semana você encontra barraquinhas que preparam delícias da região. No mesmo bairro há também ótimos restaurantes, encontrados ainda nos bairros de Cabo Branco e Manaíra.

O Mangai é uma ótima opção para quem deseja provar as receitas da região. Com um ambiente que nos remete a um armazém rústico, com redes de descanso, as mesas ficam sob as árvores e possuem bancos que acomodam famílias e casais. A refeição em formato de buffet inclui diversos pratos nordestinos, entre eles buchada de bode e baião-de-dois. Como o restaurante não serve bebidas alcoolicas,a  dica é provar sucos de frutas típicas como cupuaçu e mangaba.

Outro restaurante com decoração rústica é o Canyon de Coqueirinho, localizado na Praia de Coqueirinho. Com serviço de praia, o restaurante conta com um cardápio repleto de delícias, como as peixadas e as moquecas.

O Restaurante Tábua de Carne é uma boa opção para quem está em Tambaú e procura por uma churrascaria. Com ótimo serviço, o local possui um ambiente amplo, com varanda e cobertura de sapê.

Se você adora camarão, não há lugar melhor para saciar a vontade do que a Canoa dos Camarões, localizado na beira-mar de Manaíra. Famoso por seu rodízio de camarões, o restaurante é sempre bastante procurado.

Se você deseja provar outros frutos do mar além do camarão, não deixe de conhecer o Nau Restaurante, que possui entre sua clientela cativa o cantor Lenine. Localizado em Manaíra, o restaurante conta com pratos deliciosos como Moqueca de Peixe e Camarão, camarões refogados na manteiga, servidos com arroz de nata, salsinha e queijo coalho e a saborosa Massa de Frutos do Mar, ótima escolha para aqueles que não dispensam uma boa massa.

Após experimentar pratos tão saborosos nos estabelecimentos de João Pessoa, não se esqueça de guardar um espaço para a sobremesa: em muitos desses restaurantes há doces típicos que compõem o cardápio. Você com certeza vai adorar a tradicional rapadura e as receitas feitas com frutas típicas como cajá, caju, mamão com coco e abacaxi!

img_2410

7 Clima

Assim como outros locais do Nordeste, João Pessoa é garantia de diversão durante todos os meses do ano. Com um clima tropical, as temperaturas médias ao longo do ano ficam em torno de 25°C, sendo que a menor temperatura já registrada na cidade foi de 16°C, um alento para aqueles que vivem o rigoroso inverno do sul do Brasil. Por falar em inverno, a estação tem início em João Pessoa em março e termina em agosto, quando as chuvas ocorrem com maior frequência. Aliás, o índice pluviométrico é o que caracteriza as duas estações marcantes do ano, sendo que durante o outono e o inverno paraibanos as chuvas aparecem sem que a temperatura altere muito. Já no resto do ano, o clima predominante é de muito sol e calor, fatores que tornam João Pessoa ainda mais encantadora.

http://joaopessoa7.com.br/7-motivos/

Fotos: Reprodução