Entre os meses de janeiro e fevereiro de 2015 os destinos da Suíça tiveram um crescimento de 41,8% no fluxo de turistas brasileiros. Segundo Adrien Genier, diretor do escritório de turismo da Suíça no Brasil, o resultado foi uma surpresa. “Em janeiro foram 36,1% a mais de turistas que o mesmo período do ano anterior e em fevereiro, 52%. Para nós foi uma surpresa porque o Carnaval esse ano foi também em fevereiro”, explicou. No total foram registrados mais de 8200 pernoites no período.

Segundo o diretor, o crescimento do Brasil foi maior que mercados como Índia, China e Estados Unidos. “O Brasil ficou em primeiro lugar não somente em porcentagem mas como em números absolutos em pernoites”, explicou.  Entre os destinos mais visitados estão a capital berna, Genebra e a região de Grisões. A maior alta, no entanto esteve em Lucerna (89,5%) e Matterhorn (72,4%).

Em 2014 os brasileiros registraram 222.221 pernoites na Suíça. Para 2015 e próximos anos a expectativa é manter um crescimento entre 15% e 20%. “Com a alta do dólar a Europa se tornou mais atrativo e entre os roteiros europeus a Suíça está em alta”, comentou Genier. Segundo ele, o destino ainda faz forte promoção nas mídias para o consumidor final e com o trade.

Na Travel Week, o destino estará presente com uma delegação do país e uma food truck com a gastronomia suíça. Após a feira, a kombi retrô levará a promoção do destino para as cidades de Campinas, Bauru, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Juiz de Fora e Rio de Janeiro. O objetivo é promover o lançamento da rota Grand Tour, com mais de 1300 km de distância passando por 11 sítios da Unesco, duas biosferas e 22 lagos.

M&E
Foto: Ana Célia Macedo