A Secretaria de Estado de Turismo (Setur – ES) vem realizando, desde setembro, uma série reuniões nas 10 Regiões Turísticas para orientar os municípios e empresários sobre o Cadastur – Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo

As próximas reuniões sobre o tema acontecem nesta quarta-feira (17), às 9h30, em João Neiva, e às 14h, em Itarana, ambas as cidades na Região Turística dos Imigrantes. A ação está sendo desenvolvida em parceria com as Secretarias Municipais de Turismo. As cidades que receberão os encontros foram determinadas por solicitação dos próprios municípios.

A ação visa explicar o passo a passo de como fazer o cadastro e também explicar o porquê de estar cadastrado. “Estar regularizado no Cadastur traz diversos benefícios para o setor, tanto no público quanto no privado. Entre as vantagens, maior visibilidade para o serviço e/ou produto turístico, segurança para o turista, oportunidades de novos negócios, auxílio nas políticas públicas de gestão do turismo, em especial nas demandas junto ao Ministério do Turismo, entre outros”, explicou o secretário Estadual de Turismo, Paulo Renato Fonseca Jr.

A Setur (ES) já realizou reuniões nos municípios de Guarapari, Mimoso do Sul, Muqui, Cachoeiro de Itapemirim, Marechal Floriano, Afonso Cláudio, Iúna, Ibitirama, Conceição da Barra, Boa Esperança, Ibiraçu, Colatina, Fundão, Alegre, Guaçuí e Anchieta.

Programação das próximas reuniões sobre o Cadastur:

Programação Reuniões Cadastur
Região Turística dos Imigrantes João Neiva 17/10 9h30
Itarana 17/10 14h
Região Turística Doce Pontões Capixaba Pancas 19/10 10h
Região Turística Montanhas Capixabas Venda Nova do Imigrante 23/10 10h
Domingos Martins 23/10 18h

 

O Cadastur

O Ministério do Turismo criou o Cadastur, um sistema on-line de cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos e Guias de Turismo. Esse banco de dados, além dos inúmeros benefícios para o setor, é uma importante fonte de consulta para o mercado turístico brasileiro. O Cadastur visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor.

O Cadastur passou por modificações e foi aprimorado para facilitar o cadastro dos prestadores, gerando mais rapidez e agilidade na hora de se inscrever. A nova plataforma é conhecida como Cadastur 3.0, está informatizada, ligada diretamente aos dados da Receita Federal, o que simplifica a inscrição. A ferramenta está sendo lançada em todo o País e o Nordeste já foi contemplado. Para acessar o Cadastur 3.0, clique aqui. O cadastro é gratuito.

Na Secretaria de Turismo do Espírito Santo o setor responsável pelo cadastro é a Gerência de Gestão do Turismo. Dúvidas e mais informações estão disponíveis por meio do link https://setur.es.gov.br/cadastur ou pelo e-mail cadastro@turismo.es.gov.br e pelo telefone (27) 3636-8015.

Cadastro obrigatório:

  1. Acampamento Turístico
  2. Agência de Turismo
  3. Guia de Turismo
  4. Meio de Hospedagem
  5. Organizadora de Eventos
  6. Parque Temático
  7. Transportadora Turística

Cadastro opcional:

  1. Casa de Espetáculos & Equipamento de Animação Turística
  2. Centro de Convenções
  3. Empreendimento de Entretenimento e Lazer & Parque Aquático
  4. Locadora de Veículos para Turistas
  5. Empreendimento de Apoio ao Turismo Náutico e à Pesca Desportiva
  6. Prestador Especializado em Segmentos Turísticos
  7. Prestador de Infraestrutura de Apoio para Eventos
  8. Restaurante, Cafeteria, Bar e Similares