Setur (ES) disponibiliza ferramenta de pesquisa para municípios capixabas

0
V Ibatiba Motofest - Foto: Divulgação

Pesquisas são importantes fontes de dados para o planejamento e a gestão do turismo. Por isso, a Secretaria Estadual de Turismo (Setur – ES) desenvolveu um questionário de pesquisa para eventos, que está disponível aos municípios do Espírito Santo (ES)

O objetivo da pesquisa é identificar, com mais precisão, o perfil dos frequentadores dos eventos realizados nas cidades capixabas. Para realizar tal ação, a Setur (ES) disponibiliza a ferramenta, além de orientação e treinamento sobre a plataforma, execução e aplicação do questionário.

“As informações obtidas com a pesquisa são importantes, pois podem ser utilizadas para justificar os gastos nos eventos, solicitar recursos para novas ações e também na gestão, para implementação de políticas públicas do turismo”, explicou o gerente de Estudos e Negócios Turísticos, Rafael Granvilla.

Em junho deste ano, a Prefeitura de Ibatiba realizou a pesquisa durante o evento “V Ibatiba Motofest”. “A parceria com a Setur (ES) é superpositiva, pois nos permite conhecer a realidade que o evento traz para o município na área econômica, principalmente. Hoje, a prefeitura tem noção da quantidade de turistas que participaram, quanto gastaram, a cidade de origem, entre outras informações que facilitam o planejamento dos próximos eventos e, com isso, garantem mais qualidade. Turismo é diversão conectada com geração de renda”, destacou o prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo.

Para realizar a pesquisa, a prefeitura precisa dispor de equipe e computador com smartphone com acesso a internet. A ação pode ser feita em qualquer lugar do evento que tenha internet móvel ou wi-fi. Instâncias de Governança e municípios interessados devem entrar em contato com a Setur (ES), por meio do e-mail: gentur@turismo.es.gov.br ou pelo telefone 3636-8006.

Todas as pesquisas e estudos realizados pela Setur (ES) estão disponíveis on-line AQUI.

Ascom Setur (ES)