Seminário “Marco Zero do Turismo Criativo do Recife” acontece nesta segunda-feira (6)

0
Marco Zero, Recife (PE) - Foto : Sergio Amaral/Divulgação

Seminário faz parte da construção do Plano de Turismo Criativo do Recife. A capital pernambucana será a primeira cidade do Nordeste a ter um Plano do tipo

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer deu início ao processo de construção do PLANO DE TURISMO CRIATIVO DO RECIFE, que nasce da necessidade de orientar o crescimento desse segmento em no recife, a estabelecer as bases para a definição de ações, prioridades e tomada de decisões da política turística municipal voltadas a produtos e projetos, infraestrutura, comunicação e promoção de vivências criativas locais. O pontapé inicial dos debates será dado nesta segunda-feira (6), no auditório do Cais do Sertão, das 13h30 às 17h30. O evento é gratuito e tem como objetivo a mobilização e engajamento dos setores da economia criativa e serviços turísticos para participação na construção do Plano de Turismo Criativo do Recife. As inscrições podem ser feitas AQUI.

O Turismo Criativo possui um alto valor agregado e potencial de gerar riqueza em uma base sustentável, pois os alicerces que o sustentam emanam de sua própria formação, cultura e raízes. O uso de materiais culturais tradicionais, como fonte de criatividade contemporânea, pode contribuir para o desenvolvimento socioeconômico de diversos bairros e comunidades do Recife, por meio da criação de empresas de base comunitária, empregos locais, desenvolvimento de habilidades, turismo relacional e vendas de produtos originários.

“Diante desse contexto, a Prefeitura do Recife decide apostar mais fortemente no Turismo Criativo, tanto enquanto abordagem e forma de realizar a prática turística (com mais diferenciação e inovação), como enquanto segmento, onde a motivação principal da vinda do visitante ao Recife ocorre em função de se vivenciar experiências únicas de co-criação e de integração com o atrativo visitado”, explica Ana Paula Vilaça, Secretária de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura do Recife.

Para estruturar o plano, a Seturel criou, no início de junho, um Grupo de Trabalho formado por técnicos de turismo do poder municipal, do meio acadêmico, do Sebrae e empreendedores da área, com encontros regulares para planejamento e discussão de ações prioritárias, estratégias, conceitos e processos metodológicos, que geraram etapas de trabalho de construção conjunta com a sociedade.

A primeira destas etapas é a realização do evento Marco Zero do Turismo Criativo do Recife, a ser realizado nesta segunda (6), das 13h30 às 17h30, no Auditório do Cais do Sertão. O evento contará com mais de 200 lideranças do cenário criativo e turístico da cidade, dos mais diversos segmentos como: design, moda, artes visuais, música, gastronomia, literatura, poesia, teatro, dança, circo, audiovisual, festas, produção cultural, grafite, artesanato, cultura popular, tecnologia e serviços turísticos. Com dinâmica festiva, discussões temáticas, apresentação de case internacional (experiência 5Bogota, da Colômbia) e performance imersiva dos grupos Estesia + Batebit, as pessoas serão convocadas ao sonho coletivo de “Como Transformar o Recife em Destino Referência do Turismo Criativo”.

Nas etapas seguintes, em setembro, acontece o evento Oficinas Ideativas para discutir e colher ideias de como deixar o Recife mais encantador e atraente, como aproximar os produtos criativos e turísticos do mercado, como fortalecer a comunicação junto ao público do Turismo Criativo, que infraestrutura sugerem para fomentar/fortalecer o Turismo Criativo em Recife, e como conectar os diversos segmentos criativos da cidade. Na sequência, será feita a sistematização das ideias, sua análise técnica e posterior redação do plano por consultores especializados, com a culminância, em dezembro de 2018, de seu lançamento oficial no “Seminário Internacional de Turismo Criativo” a ser promovido pela Seturel. Essa iniciativa constitui um marco na gestão da atividade turística municipal, sendo Recife a primeira cidade do Nordeste a contar com um plano de turismo criativo.

O Recife é reconhecido nacionalmente como berço e palco de um movimento criativo intenso. A diversidade de atratividades da cidade, enriquecidas pelas colonizações portuguesas e holandesas e carregadas de influência de povos africanos, posiciona o Recife como um destino singular e repleto de curiosidades locais. Essa mistura de tradição e modernidade, etnias e ritmos, sagrado e profano, gastronomia popular e refinada, tornam a cidade uma grande e encantadora arena criativa.

“Apesar de ser um dos principais destinos indutores do Brasil, o Recife pode aproveitar melhor seu rico e diverso potencial cultural, para projetá-lo a um novo estágio de desenvolvimento turístico sustentável. A aposta em ações e projetos turísticos de base criativa local provê oportunidades ideais para a inclusão social nos territórios, promovendo mão-de-obra diversificada, engajando comunidades desfavorecidas e permitindo às pessoas usarem talento e inovação para brilhar”, comenta Karina Zapata, gerente geral de Inovação Turística da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura do Recife.

Serviço:

Seminário “Marco Zero do Turismo Criativo do Recife”
Data:06 de agosto de 2018
Horário: 13h30 às 17h30
Local: Auditório do Cais do Sertão
Responsáveis: Karina Zapata e Priscilla Marques
Participantes: Lideranças dos Segmentos Criativos e Serviços Turísticos do Recife
Inscrições online AQUI.

Programação do Seminário:

13h30 – Credenciamento
14h00 – Dinâmica festiva
14h15 – Boas vindas / Abertura do Seminário
14h40 – O que é Turismo Criativo?
15h00 – Case 5Bogota (Colômbia)
15h40 – Debate
16h15 – Apresentação da proposta e convocação ao sonho: Plano de Turismo Criativo do Recife
16h50 – Performance imersiva: Estesia + Batebit
17h30 – Encerramento das Atividades