Seminário internacional discute certificação da OMT

0
Organização Mundial do Turismo (OMT) - Imagem: Divulgação

Evento do MTur em parceira com o Ministério da Educação e a Organização Mundial do Turismo discutirá a certificação dos cursos de formação e qualificação em turismo

Por Geraldo Gurgel

O Ministério do Turismo realiza na próxima quarta-feira (12), em Brasília, o seminário internacional “Qualidade em Educação no Turismo” para discutir a metodologia e os benefícios do TedQual, iniciativa da Organização Mundial do Turismo (OMT) que certifica os cursos de formação, os programas e as instituições de ensino de turismo. O evento será realizado no auditório do Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério da Educação e a Fundação Themis, instituição responsável pelo programa.

Foto: MTur/Divulgação

“Será uma oportunidade para que reitores, diretores de faculdades e coordenadores de cursos tomem conhecimento da metodologia de trabalho da OMT e discutam a importância da certificação dos cursos, instituições ofertantes e programas de formação superior e de nível técnico em turismo”, ressaltou Neuza Portugal, coordenadora geral de Qualificação Turística do Departamento de Formalização e Qualificação no Turismo do MTur.

O Secretário Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Bob Santos, destacou que o MTur, cumprindo sua principal missão de promover o desenvolvimento do turismo em nível nacional e internacional, tem investido em programas de qualificação que resultem na elevação do nível dos serviços prestados ao turista, na formação de agentes turísticos com vista ao aumento da empregabilidade e oportunidades de geração de renda. “Nesta perspectiva o Seminário sobre qualidade em educação no turismo será um meio de proporcionar, pela primeira vez no Brasil, formações universitárias em turismo certificadas pela Organização Mundial do Turismo”, disse.

Durante o seminário serão abordados os critérios de certificação e processos de solicitação, as metodologias de certificação, bem como a experiência de outras universidades certificadas pela Organização Mundial do Turismo.

A Certificação OMT/TedQual é de natureza voluntária e tem um papel preponderante, pois procura facilitar a melhoria contínua dos programas de educação, treinamento e pesquisa em turismo, por meio da definição de um conjunto de padrões de qualidade para a educação em turismo.

Ascom MTur