Secretaria de Turismo de Conde (PB) realiza campanha para cadastramento no Cadastur

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Imagem O Concierge

Buscando esclarecer dúvidas sobre a importância e obrigatoriedade do Cadastur (Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas ou Jurídicas que Atuam no Setor de Turismo), a Prefeitura de Conde, por meio da Secretaria de Turismo, está promovendo uma ação voltada para os prestadores de serviço que atuam direta ou indiretamente no setor turístico da região para a realização do cadastro.

Com esta campanha, a Secretaria de Turismo tem como principal objetivo, reforçar a necessidade do Cadastur, que é um sistema do Governo Federal e que garante vários benefícios para os cadastrados e também uma maior visibilidade para os negócios, uma vez que eles ficam cadastrados em um sistema nacional, inclusos nos sites www.cadastur.turismo.gov.br e www.viajelegal.turismo.gov.br.

O Secretário de Turismo, Aristóteles Souto Maior disse que “a nossa mobilização é para poder cadastrar e regularizar todos e todas que trabalham com o turismo na região de Conde. Iniciamos em 2017 esta ação e tivemos um bom número de cadastros, e agora vamos dar continuidade a esta atividade, pois com o Cadastur regular, tanto o pequeno, como o grande empreendedor que atua no mercado turístico de Conde, poderá ter acesso aos benefícios que o Ministério do Turismo dispõe”, destacou.

De acordo com o Ministério do Turismo, 15 atividades são cadastráveis, sendo que sete delas, entre elas meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, acampamentos turísticos, parques temáticos e organizadoras de eventos, tem a obrigação de fazer o cadastro, de acordo com a Lei Federal Nº 11.771/08.

Quem tiver o cadastro regularizado no cadastur também tem acesso a cursos de qualificação que o MTur oferece, acesso a linhas de crédito juntos a bancos e oportunidades de acesso ao mercado nacional e internacional. “São vários benefícios que o Cadastur pode oferecer, por isso estamos sempre promovendo ações como esta, de divulgação, para que os cadastros sejam realizados”, ressaltou o Secretário de Turismo.

Os interessados devem procurar a sede da Secretaria de Turismo, na Rua Ilza Ribeiro, Nº 2003, Sala 203, Jacumã, de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h, com os seguintes documentos: CPF/CNPJ, Inscrição Municipal e no caso de sociedade, apresentar também o RG e CPF do sócio. Os guias de turismo devem apresentar a seguinte documentação: CPF/CNPJ, Foto 3×4, Carteira de Guia, Reservista e Comprovante de Residência. Confira abaixo as 15 atividades que devem fazer o Cadastur. O Cadastur pode ser feito através do site (https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/)

Cadastro Obrigatório:

  1. Acampamento Turístico;
  2. Agências de Turismo;
  3. Guia de Turismo;
  4. Meio de Hospedagem;
  5. Organizadora de Eventos;
  6. Parque Temático;
  7. Transportadora Turística. 

Cadastro Opcional:

  1. Casa de Espetáculos & Equipamentos de Animação Turística;
  2. Centro de Convenções;
  3. Empreendimento de Entretenimento e Lazer e Parque Aquático;
  4. Locadora de Veículos para Turistas;
  5. Empreendimento de Apoio ao Turismo Náutico e à Pesca Desportiva;
  6. Prestador Especializado em Segmentos Turísticos;
  7. Prestador de Infraestruturas de Apoio para Eventos;
  8. Restaurante, Cafeteria, Bar e Similares.

Secomd