Sebrae PB amplia participação no Festival JPA e apoia Fóruns de Turismo da Paraíba

0
Espaço Sebrea, no Festiva JPA, em João Pessoa - Imagem: Divulgação

por Regina Amorim

O Sebrae PB vai ampliar sua participação dentro da 8ª Edição do Festival JPA, considerado o maior Festival de Turismo do Norte/Nordeste, que acontece nos dias (19) e (20) de outubro, no Centro de Convenções, em João Pessoa. Este ano o Espaço conta várias inovações, num espaço de 112 m²; pois o Sebrae reconhece que o Festival JPA, é uma excelente oportunidade para promover a nova oferta turística da Paraíba, resultado das suas ações realizadas nos municípios paraibanos

A cada ano o turismo da Paraíba vem se reinventando e inovando, tendo por base a economia criativa e a produção associada ao turismo.

Vários países já vivem o “turismofobia”, provocado pelo turismo de massa, afetando a qualidade de vida dos habitantes e a qualidade da viagem dos turistas. Não é o nosso caso!! Cidades como: Cidade do México (23%), Xangai (22%), Veneza (20%), Pequim (19%), Hong Kong (18%), Istambul, Amsterdã e Florença (as três com 17%) e Barcelona (16%), são alguns dos destinos turísticos mais afetados pela “turismofobia”, segundo estudo do IPK International, uma das principais consultorias de turismo do mundo.

Na Paraíba, nós estamos avançando com o turismo segmentado, o turismo alternativo, o turismo de base comunitária, que coloca “o turista certo, no lugar certo”. O turista atual quer partilhar das experiências do lugar, quer ser bem recebido e viver o destino; por isso, quanto mais autêntico, melhor.

Um dos caminhos estratégicos do turismo na Paraíba é o fortalecimento das instâncias de governança, por meio dos Fóruns Regionais de Turismo, agregando municípios, potencializando as lideranças regionais e focando em novos projetos. Outro caminho é a formatação de novos produtos turísticos, com foco na economia criativa e na produção associada ao turismo, gerando vivências e experiências.

Como diferencial do Espaço Sebrae, no Festival de Turismo de João Pessoa, destacamos os nove Fóruns de Turismo da Paraíba, que seguem as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo, unidos em um mesmo Espaço, agregando 101 municípios e avançando com novos rumos, na regionalização do turismo.

Esse será o melhor cenário da Paraíba, que cada vez mais se consolida como destino turístico inovador e singular no mercado nacional. Para melhor entender toda essa trajetória da interiorização do turismo na Paraíba, o Sebrae também estará com uma programação de oito palestras, de 20 minutos, durante o Festival de Turismo de João Pessoa, a saber:

DIA 19 DE OUTUBRO

19h30 às 19h50
PALESTRA: João Pessoa – Cidade Criativa da UNESCO
PALESTRANTE: Regina Amorim – Gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB

20h às 20h20
PALESTRA: Turismo Rural em Areia – PB
PALESTRANTE: Empresária Dilene Albuquerque

20h30 às 20h50
PALESTRA: Turismo de Base Comunitária na Paraíba
PALESTRANTE: Fabiane Nagabe – UFPB

DIA 20 DE OUTUBRO

18h às 18h20
PALESTRA: PRT+Integrado – Novos Rumos da Regionalização do Turismo
PALESTRANTE: Alessandra Lontra – Gerente Executiva do Turismo do Estado da Paraíba, Interlocutora do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) do MTUR e representante da Macrorregião Nordeste no PRT

18h30 às 18h50
PALESTRA: Trilhas dos Potiguaras – Litoral Norte Paraibano
PALESTRANTE: Aluízio Lorena – Empresário e Presidente do Fórum de Turismo Trilha dos Potiguara.

19h às 19h20
PALESTRA: Acordo de Livre Comércio entre Egito e Mercosul
PALESTRANTE: Youssef Moustafa Zada, Consul do Egito no Brasil

19h30 às 19h50
PALESTRA: Fórum de Turismo do Brejo Paraibano
PALESTRANTE: Sérgerson Silvestre, Presidente do Fórum de Turismo do Brejo

20h às 20h20
PALESTRA: Economia Criativa como Diferencial Turístico na Paraíba
PALESTRANTE: Regina Amorim, Gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB

As palestras acontecerão Salão Multiuso Nº 02 e serão muito importantes para todos os agentes de turismo que precisam conhecer mais sobre o diferencial do turismo na Paraíba.

Regina Lúcia de Medeiros Amorim
Mestre em Visão Territorial e Sustentável do Desenvolvimento,
Pós-graduada em Gestão e Marketing do Turismo,
Gestora de Turismo e de Economia Criativa do Sebrae – Paraíba

 

*O conteúdo deste artigo é de inteira responsabilidade do seu autor, não representando necessariamente a posição do O Concierge.