Rio será sede do 1° Prêmio Nacional de Turismo

0
Presidente da RioTur, Marcelo Alves, e ministro Vinicius Lummertz durante reunião. Crédtio: Gustavo Messina/Divulgação

Premiação tem como objetivo reconhecer práticas inovadoras e casos de sucesso no setor turístico

Por Vanessa Sampaio

Em visita ao presidente da Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (RioTur), Marcelo Alves, nesta quinta-feira (18), o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, anunciou que a cerimônia de divulgação dos ganhadores do 1° Prêmio Nacional de Turismo será realizada em dezembro no Rio de Janeiro (RJ).

“Esse é um prêmio do Rio e do Brasil. A cidade merece esse reconhecimento e essa atenção do turismo brasileiro”, disse Lummertz durante a reunião. Segundo ele, a importância da realização do evento na capital fluminense vai virar cláusula do edital do Prêmio.

Para o presidente da RioTur, a iniciativa é um presente para a cidade. “Vamos abraçar essa oportunidade e diremos ao Brasil porquê somos uma grande vitrine do País”, comemorou.

Durante a reunião, o ministro também conheceu ideias, projetos e recursos inovadores para o Réveillon carioca em 2019. O presidente Marcelo Alves apresentou em primeira mão as projeções em led (mapping) e a nova tela de contagem regressiva da virada do ano. “Esse é um dos maiores produtos de marketing da Cidade Maravilhosa. No último ano, batemos 100% de ocupação na virada segundo a ABIH-RJ. Ou seja, é uma ampla janela com oportunidade de promoção e desenvolvimento do setor”, comentou Alves.

Uma grande cascata de led com imagens do Brasil será ligada ao anoitecer do dia 31 de dezembro de 2018. As telas irão apresentar os destinos nacionais ao mundo. A programação terá 10 dias de festa, de 26/12 a 06/01. Ao fim das atrações de Réveillon na cidade, será aberto o calendário das festas de carnaval, com o primeiro ensaio técnico da escola campeã de 2018, a Beija-Flor, na Avenida Atlântica. O objetivo é estender a estadia de turistas – que compõem parte do público de 3 milhões de pessoas nos festejos da virada da capital – com a chegada dos primeiros festejos da maior festa popular do Brasil.

SOBRE O PRÊMIO – Iniciativa inédita, o 1° Prêmio Nacional de Turismo tem por objetivo identificar, reconhecer, premiar e disseminar iniciativas, práticas inovadoras e casos de sucesso relacionados ao setor público, ao setor privado e ao terceiro setor do turismo brasileiro. Além de projetos, serão condecorados também profissionais que tenham atuado de maneira criativa, inovadora e proativa no desenvolvimento do turismo no país.

O Prêmio Nacional de Turismo é dividido em sete categorias: Monitoramento e Avaliação do Turismo, Qualificação e Formalização no Turismo, Valorização do Patrimônio pelo Turismo, Turismo de Base Local e Produção Associada ao Turismo, Turismo Social, Inovação Tecnológica no Turismo, Marketing e Apoio à Comercialização do Turismo.

A premiação possui caráter simbólico, sem valor comercial ou financeiro, e será concedida na forma de troféus e certificados. Os detalhes da premiação podem ser conferidos por meio deste link.

Ascom MTur