Quem tem voo marcado fique atento que no domingo começa horário de verão

0
Passageiros devem consultar horário correto no bilhete aéreo - Foto: Apu Gomes/Folhapress/Divulgação

Horário de verão começa domingo; veja o que muda para quem tem voo marcado Os passageiros de avião que têm voos marcados a partir do próximo domingo (4) precisam ficar mais atentos com o horário da viagem por conta do início do horário de verão nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Nessas regiões, o relógio deve ser adiantado em uma hora a partir da meia-noite de sábado para domingo. O horário de verão dura até a meia-noite de 16 de fevereiro de 2019.

A mudança pode afetar até mesmo os passageiros que embarcam nas regiões Norte e Nordeste, nas quais o horário de verão não é adotado. Um voo entre o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e Salvador (BA) decola no sábado da capital paulista às 11h05 e chega a Salvador às 13h25. A partir de domingo, o voo sai no mesmo horário de São Paulo, mas chega à capital baiana uma hora antes no horário local, às 12h25.

Nos voos de retorno, em alguns casos as companhias aéreas alteraram o horário previsto de decolagem. O voo 1571 da Gol, entre Salvador e Congonhas, costuma decolar às 14h50, com chegada prevista às 17h25. Com o horário de verão, o mesmo voo 1571 decolará uma hora antes no horário local, às 13h50, chegando a São Paulo às 17h25.

O mesmo também pode acontecer com os voos internacionais. Para evitar confusões, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e a Abear (Associação Brasileira de Empresas Aéreas) orientam que os passageiros verifiquem os horários os horários corretos diretamente no bilhete emitido pelas companhias aéreas.

“É sempre importante verificar o bilhete aéreo, que apresenta o horário local, tanto da cidade de partida, quanto da de destino. Isso previne confusões”, afirmou a Abear. “Para facilitar a compreensão dos viajantes, as empresas aéreas emitem as passagens em horário local, já considerando o horário de verão nos estados participantes”, reforçou a Anac.

A Anac e a Abear ainda recomendam que, em casos de dúvidas, os passageiros entrem em contato com as companhias aéreas. “É dever das companhias informar e orientar sobre eventuais alterações nos horários programados”, afirmou a Anac.

Avianca: 0800-286-6543

Azul: 4003-1118 (capitais e regiões metropolitanas) / 0800-887-1118 (demais regiões)

Gol: 0800-7040-465

Latam: 0800 123 200