Produtores de cachaça de Areia (PB) participam da 29ª Edição da ExpoCachaça em Belo Horizonte

0
29ª Edição da ExpoCachaça, em Belo Horizonte - Imagem: Divulgação

A Feira será realizada em conjunto com a 13ª Brasilbier e une a cadeia produtiva de bebidas artesanais como a cachaça e a cerveja

por Alessandra Lontra

Pelo segundo ano consecutivo, os produtores de cachaça do município de Areia, participam da ExpoCachaça. O evento acontece em Belo Horizonte, no ExpoMinas, no período de (6) a (9) de junho. O evento é pioneiro, sendo considerado a maior e a mais importante vitrine mundial da cadeia produtiva e de valor da cachaça, que ganhou a liderança no Brasil e a visibilidade mundial

Estande da Associação dos Produtores de Cachaça de Areia (APCA), na ExpoCachaça – Foto: Divulgação

A Associação dos Produtores de Cachaça de Areia (APCA) estará presente na Feira com um estande, onde fará degustação e comercialização das cachaças de Areia. A representação da Paraíba, só foi possível devido ao apoio da Prefeitura Municipal de Areia e do Sebrae.

Segundo o presidente da APCA, Thiago Baracho, a participação nesse evento, que é uma vitrine mundial para a cachaça, é importante para mostrar que o município de Areia tem um produto diferenciado e sua localização, seu clima e sua cultura contribuem para esse sucesso. Baracho ainda explicou, que além de uma cidade turística e patrimônio histórico cultural nacional, Areia tem cachaças de excelente qualidade, reconhecidas em todo Brasil. “Areia é responsável por mais da metade da produção artesanal da bebida na Paraíba”, destacou.

A APCA busca obter o reconhecimento da Indicação Geográfica (IG) para as cachaças produzidas no município de Areia, visando elevar a competitividade da cachaça paraibana, fomentar novos negócios e promover e divulgar as marcas areienses.

Além dos produtores de cachaça, irá se juntar a comitiva paraibana, o secretário de Turismo de Areia, Roberto José dos Santos Filho, que junto com o presidente da APCA, tem uma agenda marcada com o diretor da ExpoCachaça. Na pauta uma possível parceria, que pode resultar numa Feira de Cachaças em Areia nos mesmos moldes.

Fazem parte da APCA, dez marcas de cachaças produzidas no município de Areia: Aroma da Serra, Cristal de Areia, Elite, Ipueira, Matuta, Princesa do Brejo, Serra de Areia, Triunfo, Turmalina da Serra e Vitória.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A expectativa dos organizadores da ExpoCachaça, é que este ano, 50 mil pessoas visitem o evento durante os quatro dias. Participam da ExpoCachaça 20 estados, 200 expositores e a programação conta com 12 shows, inclusive com covers de grandes artistas como Cazuza, Tim Maia, Raul Seixas, Beatles, Queen, entre outros. Também acontecerão concursos para escolher as melhores cachaças, com premiações em 9 categorias, degustação às cegas, com jurados especializados e treinados pela Associação Brasileira de Sommeliers, seccional Minas Gerais e com acompanhamento do Laboratório de Demografia e Estudos Populacionais (LADEM). A programação ainda conta com um espaço de 14m² com uma Carreta Alambique Escola Brasil, onde o público poderá conhecer todo o processo da produção da cachaça, palestras e seminários ministrados por especialistas. Com isso, estima-se que a Feira deve gerar 500 milhões em negócios durante e pós-evento, que envolvem desde a venda de produtos no varejo, até a venda de equipamentos, serviços e insumos que compõem a cadeia produtiva do setor.

Sobre a ExpoCachaça

A ExpoCachaça nasceu em Minas Gerais, idealizada por José Lúcio Ferreira em 1998 e é a principal responsável pela visibilidade atingida e pelo status de destilado nobre, retirando a cachaça do gueto a que esteve relegada por muitos anos, e passou a ser promovida e divulgada nos mercados interno e externo.

Embora a cachaça seja o terceiro destilado mais consumido no mundo, a ExpoCachaça apresenta outras novidades que vão além da aguardente. Muitos produtores da bebida, aproveitam a estrutura já existente do alambique e a expertise em cachaça para produzir outros produtos, como gim, que está em alta, os licores e o whisky.

Mais informações: www.expocachaca.com.br

Confira a entrevista com o idealizador e presidente da ExpoCachaça:

Ouça essa matéria agora:

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here