Pesquisa aponta que hotéis certificados com sustentabilidade resultam em melhor experiência do cliente

0
Resort Robinson Club Maldives - Foto: Divulgação

A certificação de sustentabilidade do hotel está gerando economia e aumentando os níveis de satisfação do cliente, de acordo com a pesquisa da Tui

O TUI Group é o principal grupo de turismo do mundo, operando em cerca de 180 destinos em todo o mundo. Mas é um desafio “passar a mensagem aos clientes” e a conscientização é dificultada pela falta de ação dos principais agentes de viagens on-line (OTAs) que não identificam os hotéis certificados

Dados analisados pela Tui em 2017 em 330 hotéis apontaram que 75% deles tem certificação de sustentabilidade e que os hotéis certificados produziram 24% menos resíduos por noite do que hotéis não certificados, consumiram 19% menos água fresca, 10% menos dióxido de carbono e que eles tem 9% mais empregados local em sua equipe de colaboradores. Os hotéis certificados também registraram pontuações mais altas de satisfação do cliente.

Os hotéis foram todos certificados por métodos reconhecidos pelo Global Sustainable Tourism Council, como o Travelife da Abta.

A diretora de sustentabilidade da Tui, Jane Ashton, disse: “Nossa pesquisa mostra que há uma diferença estatisticamente significativa para a experiência do cliente. A certificação de sustentabilidade do hotel, como a Travelife, ajuda a impulsionar o desempenho e a melhoria contínua.

“O desafio continua sendo passar a mensagem para os clientes. Ainda há uma grande porcentagem que diz que escolheria umas férias mais sustentáveis, se oferecidas, mas não é uma prioridade quando elas compram ”.

A Tui pretende mudar isso comunicando “por que umas férias mais sustentáveis ​​são uma escolha melhor”.

Ashton acrescentou: “Nosso objetivo real é criar uma mudança radical no setor de turismo de lazer”. Mas esse objetivo é prejudicado pelas principais OTAs.

“É uma pena”, disse Ashton. “Esses players precisam se envolver mais com a certificação. É uma oportunidade perdida porque as pessoas apontam cada vez mais a diferença em todas as áreas. Em algum momento, as coisas vão mudar.