Passos de Anchieta movimenta Estado do Espírito Santo no feriado de Corpus Christi

0

São esperados cerca de 4 mil participantes de vários estados brasileiros. O destino final é Santuário Nacional de São José de Anchieta


Andarilhos de várias partes do País participam entre os dias (20) e (23) de junho da 22ª caminhada “Os Passos de Anchieta”. O evento foi criado em 2008 e a expectativa é que a edição deste ano reúna aproximadamente quatro mil participantes que percorrerão o trajeto de 100 quilômetros, entre Vitória e o Santuário Nacional de Anchieta, no município de Anchieta. A organização é da Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta (Abapa), com apoio do Governo do Estado

O tradicional evento capixaba reúne pessoas de diversos estados brasileiros como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Distrito Federal além de representantes de vários municípios do estado.

O percurso reconstitui a trilha habitualmente percorrida pelo Padre Anchieta nos seus deslocamentos da Vila de Rerigitiba (atual cidade de Anchieta) à Vila de Nossa Senhora da Vitória, onde cuidava do Colégio de São Tiago (atual Palácio Anchieta), em caminhadas quinzenais que ele empreendia nos últimos anos de sua vida.

Caminhada Passos de Anchieta / divulgacao

A caminhada é realizada em trechos. No primeiro dia, 20 de junho, o percurso será entre a Catedral de Vitória e Barra do Jucu, em Vila Velha, quando  serão percorridos uma média de 25 km. No segundo dia o percurso será de 28 km entre Barra do Jucu até Setiba, no município de Guarapari. No terceiro dia, o trajeto será entre Setiba até Meaípe, ambos localizados em Guarapari, quando os andarilhos percorrerão 24 km. E, finalmente no dia 23 de junho, o percurso final será de 23 km, entre Meaípe e Anchieta, onde está localizado o Santuário Nacional de São José de Anchieta.

Durante o trajeto, equipes de apoio vão distribuir água e frutas, além de assistência médica. Cada participante receberá uma credencial, que deve ser carimbada durante o percurso, e que dará direito a certificação no final do evento.

Programação cultural

Além de aproveitarem momentos de reflexão e belas paisagens, os andarilhos poderão conhecer um pouco mais sobre a diversidade cultural capixaba. No trajeto, haverá uma programação cultural diversificada, com shows, apresentação de bandas de Congo, danças típicas e exibição de vídeos.

Inscrições

Os interessados em participar da caminhada oficial dos Passos de Anchieta podem realizar a inscrição pelos pelo site www.abapa.org.br . A ficha preenchida e o comprovante de pagamento da inscrição de R$150,00 devem ser enviadas para o e-mail: ospassosdeanchieta@gmail.com. A confirmação da participação será por e-mail. No primeiro dia do evento o participante receberá a credencial e pulseira de identificação.

Confira a programação da caminhada:

Quinta-feira (20 de junho)

Catedral de Vitória à Barra do Jucu – 25 km
6h30 – Concentração
7h – Missa na Catedral
7h30 – Aquecimento Físico e partida

Sexta-feira (21 de junho)

Barra do Jucu a Setiba – 28km
6h30 – Concentração
7h30 – Aquecimento Físico e partida

Sábado (22 de junho)

Setiba a Meaípe – 24 km
6h30 – Concentração
7h30 – Aquecimento Físico e partida

Domingo (23 de junho)

Meaípe a Anchieta – 23 km
6h30 – Concentração
7h30 – Aquecimento Físico e partida
13h – Saudação de chegada aos andarilhos
13h30 – Entrega dos Certificados

Ascom ES

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here