João Pessoa sedia 8ª edição do Festival JPA

0
Centro de Convenções de João Pessoa. Crédito: Divulgação CCJP/Divulgação

Considerado um dos maiores eventos do setor no Norte e Nordeste, o Festival de Turismo de João Pessoa tem público estimado em 3,5 mil participantes

Por Geraldo Gurgel

O secretário executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, participa nesta sexta-feira (19), em João Pessoa (PB), da abertura do 8º Festival JPA. O evento deverá atrair 3,5 mil participantes até sábado (20), entre agentes de viagem e expositores de todas as regiões do Brasil, principalmente do Norte e Nordeste. O Festival também movimenta a economia local com a ocupação de 23 hotéis da capital paraibana por profissionais de turismo de 25 estados e caravanas convidadas pelas empresas líderes do mercado de viagens domésticas.

“Eventos regionais como este são importantes para o mercado de viagens e dinamizam a indústria do turismo. Além de promover a integração do setor, o Festival de Turismo oferece novos produtos ao mercado. É uma oportunidade de ampliação dos negócios e consolidação dos destinos presentes por meio dos expositores e compradores de serviços turísticos”, ressaltou Alberto Alves.

De acordo com os organizadores, o Festival vai reunir cerca de 200 expositores e marcas. Da programação constam a realização de palestras, fóruns, rodadas de negócios além de 12 salas de capacitações com 2.758 inscrições agendadas previamente. Entre outros temas, serão discutidos assuntos importantes como Turismo Rural, Turismo de Base Comunitária, Regionalização do Turismo, Economia Criativa como Diferencial Turístico, O Futuro na Hotelaria e João Pessoa como cidade criativa pela Unesco.

Já consolidado no cenário do turismo nacional, o evento tem crescido de forma significativa no mercado internacional, aumentando a cada ano a participação de empresas e destinos do exterior. O retorno positivo se dá pela realização de negócios que são gerados durante e após o evento. Pela primeira vez o Festival JPA vai contar com um grupo de buyers (compradores) da Argentina.

Centro de Convenções – O Festival JPA será realizado no Centro de Convenções de João Pessoa, equipamento construído com investimento de cerca de R$ 70 milhões do Ministério do Turismo. O objetivo do aporte foi contribuir para o incremento do turismo de negócios e eventos na Paraíba.

Ascom MTur