Gestora de Turismo do Sebrae PB participa da 1ª Conferência Ambiental do Rio Preto (BA)

0
Gestora de Turismo do Sebrae PB, Regina Amorim - Foto: Divulgação

Sebrae Paraíba participa da I Conferência Ambiental do Rio Preto, por meio da gestora de Turismo, Regina Amorim, que fará palestra via videoconferência com o tema: “Empreendedorismo Criativo que transforma”. A Conferência será realizada na cidade de Santa Rita de Cássia (BA) no próximo dia (17) de dezembro, a partir das 13h30 no auditório do Sinserp. A Conferência que terá como tema principal, o papel estratégico da população na preservação e exploração sustentável do Rio Preto, contará com a participação dos municípios do Vale do Rio Preto – Santa Rita de Cássia, Formosa do Rio Preto e Mansidão, representados por técnicos, estudiosos da área ambiental e, principalmente, a comunidade que deve assumir o protagonismo nas ações de sustentabilidade diante a oferta ambiental

A Conferência tem como objetivo principal ​promover o intercâmbio e troca de experiências entre os municípios de Formosa, Santa Rita e Mansidão, aperfeiçoando a atuação de cada um em relação à Proteção Ambiental, Sustentabilidade e Ecoturismo, construir uma agenda comum para os três municípios que possa nortear as ações das secretarias de Meio Ambiente pelos próximos dois anos e fomentar a criação/ revitalização de organizações não governamentais (ONG’s) para atuação na área de educação ambiental.

Os participantes do evento também participarão de debates sobre proteção ambiental tendo como pano de fundo a legislação Nacional, Estadual e Municipal,  sobre sustentabilidade, considerando as potencialidades e ameaças das atuais cadeias produtivas da região; sobre Ecoturismo, considerando os atrativos turísticos e possibilidades de financiamento das ações e ainda firmarão documento comum, uma agenda ambiental do Vale do Rio Preto – 2019-2020, no qual constarão as ações para os próximos dois anos a serem desenvolvidas na região. Ao final, haverá abertura para manifestação de ONG’s acerca de sua atuação e sugestões para a agenda.

Palestrantes confirmados

Profa. Sandra Carla Reis, bióloga professora, formada na Universidade Estadual do Piauí em Ciências Biológicas com habilitação em Gestão Ambiental, Profa. Mestra Maria Anália Miranda, da Uneb, graduada em Geografia pela UFG com mestrado em Educação pela PUC/Go, ex-Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Grande e Coordenadora do Laboratório de Educação Ambiental e professora da UNEB e Dr. Paulo Baqueiro Brandão, da UFOB, Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia, Especialista em Gerenciamento Ambiental,  pela Universidade Católica do Salvador, Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Conferencistas on line

Dr. Carlos Nobre, pesquisador  do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), pesquisador aposentado do Instituto Nacional de Pesquisas (INPE). Mestra Regina Amorim, graduada em Economia pela UFPB, com especialização em Gestão e Marketing do Turismo pela UNB e mestrado em Visão Territorial Sustentável pela Universidade de Valência – Espanha – e Universidade Corporativa Sebrae. Atualmente gestora de projetos do Sebrae – PB

Programação Completa:

​13h30 – Credenciamento

13h50 – Abertura oficial e Mesa Redonda

14h – Apresentação Cultural

14h30 – Balanço das Ações das Secretarias do Meio Ambiente de Formosa do Rio Preto, Mansidão e Santa Rita de Cássia

15h – Videoconferência: “Impactos das Mudanças Climáticas no Nordeste e a Importância da Conservação e Restauração para o aumento da Resiliência da Agropecuária”, com Carlos Nobre, da USP (Pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP, pesquisador aposentado do Inep, participante de diversos relatórios IPCC. Conferência online)

15h20 – Palestra I : “A Degradação Ambiental no Rio Preto e a importância das APA’S, com a professora. Sandra Carla Reis (Bióloga, habilitação em Gestão Ambiental –UESP, há 12 atuando na área ambiental do rio preto, conselheira na secretaria do meio ambiente e representante da VIDARP).

16h – Palestra II : “Existem alternativas sustentáveis para substituir o atual modelo de desenvolvimento adotado no Oeste da Bahia?”, com a professora Maria Anália (Graduação em geografia – UFG, mestrado em educação pela PUC/GOEX, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, Coordenadora do Laboratório de Educação Ambiental e Professora da UNEB).

16h30 – Palestra III: “Fatores Fundamentais para o Desenvolvimento no Vale do Rio Preto Ecoturismo”, com Paulo Roberto B. Brandão (UNEB – Graduação e Mestrado em geografia – UFBA. Especialização em Gestão Ambiental – UCSAL, Doutor em Geografia- UFPE. Professor de geografia e do programa de Pós graduação em Ciências Ambientais da UFOB.

17h – Videoconferência: “Empreendedorismo Criativo que transforma”, com Regina Amorim do Sebrae-PB (Graduação em Economia pela UFPB, com especialização em Gestão e Marketing do Turismo pela UNB e Mestrado em Visão Territorial Sustentável pela Universidade de Valência – Espanha e Universidade Corporativa Sebrae. Atualmente Gestora dos Projetos de Turismo do Sebrae da Paraíba.

Mais informações e inscrições AQUI.