Artesanato com a palha do coco de Ezequias

De 01 a 10 de maio de 205, o Festival também é cultura e tradição

Como o próprio nome já diz, o festival tem sabores e também tem saberes, ou seja, muita cultura e tradição folclórica, da arte popular e artesanato de raiz, bem como eventos musicais de MPB.

Vale destacar que em 2014 foi oferecido muita diversão para os turistas e  visitantes do litoral sul, e em 2015 os organizadores do evento promete surpreendê-los com novas atrações. 

No litoral sul existem muitos artesãos produzindo seu artesanato com material que é abundante por essas bandas a exemplo do Ezequias, que trabalha a casca e a palha do coco primorosamente, numa estética toda própria, em lindas flores e figuras. Ele participará novamente da edição de 2015.

Cerâmicas das Mães do Barro do Gurugi
Cerâmicas das Mães do Barro do Gurugi
Outro trabalho que é encontrado no  litoral sul são as cerâmicas das mulheres do grupo “Mães do Barro”, que produzem utensílios e esculturas. Elas são outro exemplo do que há de mais tradicional no artesanato de raiz e estarão expondo e comercializando suas peças também no Festival 2015.
O folclore também esteve presente em 2014 com o Coco de Roda praticado pelos moradores do quilombo do Gurugi e também a quadrilha com seus trajes vistosos e coloridos enchendo os espaços com as saias rodadas e alegrando o público com o trio de forró pé-de-serra.
Quadrilha e trio de forró pé-de-serra no Restaurante Toca do Siri
Quadrilha e trio de forró pé-de-serra no Restaurante Toca do Siri

Também teve a participação dos índios Tabajaras que dançaram o Toré para os turistas e  visitantes. Super interessante esse contato com culturas tão ligadas à origem do povo local.

Dança do Toré dos índios Tabajaras, no Restaurante O Púkaro
Dança do Toré dos índios Tabajaras, no Restaurante O Púkaro

E à noite, vários restaurantes ofereceram música ao vivo de qualidade pra quem, além de comer bem, desejava relaxar ouvindo uma boa música.

Música ao vivo na Creperia das Meninas da Pousada dos Mundos
Música ao vivo na Creperia das Meninas da Pousada dos Mundos

Estas atrações se repetirão este ano, com grupos diferentes mas sempre com muita atenção aos detalhes que fazem a diferença no modo de receber do litoral sul, Costa do Conde.

Em breve será divulgada a programação para o festival de 2015 com as novas atrações.

Não esqueçam de providenciar suas reservas; pois algumas pousadas já estão com os quartos lotados para este período.

 

Ascom ACIC
Fotos: Divulgação