Concurso da OMT reconhece iniciativas inovadoras e sustentáveis

0
Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu (PR) - Foto: O Concierge

As instituições públicas, privadas e organizações não-governamentais com iniciativas para o desenvolvimento de um mercado mais competitivo e responsável poderão inscrever seus projetos até o dia (31) de outubro na 15ª edição do Prêmio de Excelência e Inovação no Turismo da Organização Mundial do Turismo (OMT). As inscrições podem ser feitas neste link.

Os projetos envolvidos, que incluem ações locais, regionais, nacionais e internacionais, devem impulsionar a contribuição do setor ao cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU. Os compromissos incluem metas como a erradicação da pobreza, da fome, a redução de desigualdades, o crescimento econômico inclusivo e a garantia de pleno emprego e trabalho decente.

O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, incentiva a participação no concurso e ressalta o papel do ramo na superação de desafios. “O turismo, que representa uma parcela considerável do PIB e dos empregos no mundo, é uma ferramenta essencial para se obter avanços. O prêmio contribui para a valorização dos que atuam pela sustentabilidade do turismo e estimula a participação de mais atores no processo”, frisa.

Os finalistas serão anunciados em dezembro e a premiação dos vencedores ocorrerá no mês de janeiro de 2019, durante a Feira Internacional de Turismo de Madrid, na Espanha. Desde a sua criação, em 1925, a entidade já reconheceu mais de 70 instituições. O Complexo Turístico Itaipu (CTI), no Paraná, foi um dos destaques na edição de 2015 do prêmio, na categoria Pesquisa, Tecnologia e Inovação. O reconhecimento ocorreu pela atuação do CTI como promotor do desenvolvimento sustentável, além do investimento num fundo que fomenta a educação, a ciência, a tecnologia e a inovação.

SENSIBILIZAÇÃO – As oportunidades de desenvolvimento sustentável por meio de avanços tecnológicos no setor de viagens serão o tema deste ano do Dia Mundial do Turismo, celebrado em (27) de setembro. A OMT considera a data uma chance de conscientizar quanto à contribuição do ramo à tarefa de conciliar crescimento econômico contínuo com mais responsabilidade no segmento.

Ascom MTur