Coluna “Paraíba de Todos os Cantos” por Teresa Duarte em (28) de junho de 2019

0
Nos meses de inverno, o município de Areia, no Brejo paraibano, chega a registrar até 12ºC - Foto: Teresa Duarte

Por Teresa Duarte                                                        teresaduarte2@hotmail.com

Areia 

Começa na próxima segunda-feira, dia (1º) de julho, no município de Areia, a edição 2019 da Rota Cultural – Caminhos do Frio. Com o tema “Frio, Cachaça e Arte” a programação segue até o dia (7) de julho, com uma programação bastante diversificada, passando pela música, com shows que valorizam os artistas da terra, entregas da Comenda Pedro Américo, teatro, lançamento de livro, exposições de artes e de plantas, contação de história, trilhas ecológicas, trilhas de 4X4, cavalgadas e diversas oficinas de arte, de reciclagem, de Economia Criativa, de cartonagem, de Beleza Afro, de Xaxado, de capoeira e de gastronomia. A abertura oficial será às 19h, no Colégio Santa Rita e contará com apresentação da Orquestra Vó Maria, Seresteiras do Chá e do espetáculo “Areia em Feira”. Às 21h quem sobe ao Palco Central é Rejane Ribeiro e Banda; e às 22h30 Niedson Lua. O evento é uma realização do Fórum de Turismo Sustentável do Brejo paraibano, contando com apoio do Governo do Estado por meio da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), por meio do Jornal A União e da Rádio Tabajara. Segue o Calendário dos municípios participantes da Rota Cultural: Pilões de (08) a (14) de julho, Matinhas de (15) a (21) de julho, Solânea de (22) a (28) de julho, Serraria de (29) de julho a (04) de agosto, Bananeiras de (05) a (11) de agosto, Remígio de (12) a (18) de agosto, Alagoa Nova de (19) a (25) de agosto e Alagoa Grande de (26) de agosto a (1º) de setembro.

Galante

Sirano & Sirino e Brasas do Forró são as atrações desse final de semana no Arraiá de Cumpade, em Galante (PB) – Foto: Teresa Duarte

No Distrito de Galante, em Campina Grande, o Arraiá de Cumpade encerra a temporada 2019 em grande estilo tendo como convidado especial do Cumpade João, Sirano & Sirino e Brasas do Forró. O evento tem início às 11h e se estende até 17h na Fazenda Olho D’Água. Como de costume, durante todo o evento, grupos de pé de serra se revezam para garantir que o forró não pare um instante sequer. Em meio à essa maratona, o Cumpade João, anfitrião do Arraiá, sobe ao palco para embalar o público presente com um repertório que mergulha nas raízes regionais. O passaporte dá direito ao serviço open bar (cerveja, cachaça, caipirinha, refrigerante, suco, água e café), apresentações culturais e visitação à Divina Vila..

Campina Grande

Vila Sítio São João, em Campina Grande (PB) – Foto: Teresa Duarte

A Vila Sítio São João, um dos locais mais procurados para visitação durante o Maior São João do Mundo, em Campina Grande. Na programação para este final de semana a animação ficará por conta de Arthur Resenha, Forró D2, Fabiano Guimarães, Gitana Pimentel, Samya Maia, Fabiana Souto e muito forró pé de serra. O local é uma montagem cenográfica que relembra um vilarejo rural do século XIX, e oferece atrações musicais e pratos típicos. O Sítio São João explora a vida do homem sertanejo remontando os lugares que antigamente existiam e faziam parte da cultura nordestina. Ele fica instalado na Avenida Floriano Peixoto, próximo ao Meninão. Mais informações pelo WhatsApp 83 991887758

Caiçara

São Pedro de Caiçara (PB) – Foto: Divulgação

Com o tema “São Pedro de Caiçara exalta Jackson do Pandeiro no seu Centenário”, o município de Caiçara realizará hoje e amanhã a 30ª edição do São Pedro de Caiçara. A programação de hoje haverá o lançamento de um livreto (10 páginas), de autoria de Jocelino Tomaz de Lima, fã e pesquisador da vida e da obra do “Rei do Ritmo”; exposição “Jackson com Atitude”, com itens relativos ao homenageado; 9º Concurso de Trios Pé-de-Serra, constando no regulamento que os trios deverão ter nos seus repertórios de uma a três músicas de Jackson; e as atrações da noite serão “Forró de Mala e Cuia” e “Os Filhos de Jackson”, trio de Alagoa Grande, terra natal do homenageado. Amanhã, as atrações serão Forró de Cabo a Rabo, Henry Freitas e Brasas do Forró. Toda a decoração da festa estará voltada para a homenagem. O evento se dará na quadra de esportes “Everaldo Costa”, nas noites dos dois dias, a partir das 21h, e também contará com apresentação de quadrilhas.

 

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here