Câmera Temática de Marketing vai focar na promoção segmentada

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Reunião do Conselho Nacional de Turismo - Crédito: Roberto Castro/Divulgação

Reativado pelo Conselho Nacional de Turismo grupo integrará as atuações do governo e iniciativa privada na promoção e apoio à comercialização turística

Poe Darse Júnior

As próximas campanhas de marketing do Ministério do Turismo vão ser pensadas desde o início de forma integrada com o mercado com foco em segmentos específicos. A meta é conseguir, de fato, converter as ações de promoção em vendas e, consequentemente, aumentar a movimentação turística do país. Reativada durante a reunião do Conselho Nacional de Turismo, a Câmara Temática de Marketing e Apoio à Comercialização funcionará como plataforma de interação entre o MTur e os representantes do setor produtivo.

A coordenação técnica do grupo está sob a responsabilidade da diretora de Marketing e Apoio à Comercialização do MTur, Vanessa Mendonça, e o ponto focal do mercado, eleito pelo CNT, será Osório Naves, representante da Confederação Nacional de Turismo (CNTur).

“Se queremos realmente fazer do turismo uma locomotiva do desenvolvimento econômico do país, temos de trabalhar alinhados: governo e iniciativa privada. Não há outra alternativa”, comentou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.

Todos os membros do CNT receberão um ofício do MTur para indicar o interesse em participar da Câmara Temática de Marketing, que já reinicia as suas atividades com um calendário preliminar que prevê quatro reuniões até o fim do ano. Pelo cronograma apresentado, em agosto serão definidos os segmentos e nichos a serem trabalhos (ex: parques nacionais, LGBT, rural, parques temáticos, cruzeiros, resorts) ainda em 2018 e criados os grupos de trabalho segmentados. Ainda na primeira reunião, a área técnica do ministério vai apresentar as grades promocionais nacional e internacional do governo federal e a Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT).

Na sequência, a Diretoria de Marketing fará reuniões por segmentos. Na segunda reunião da Câmara, prevista para setembro, serão apresentados os planos de ações de comunicação e marketing por segmento e nichos. Nos dois últimos encontros, em novembro e dezembro, serão apresentadas as campanhas e os resultados da mesma. “Vamos fazer um trabalho focado em objetivos específicos sempre alinhado com a expectativa do mercado”, comentou Vanessa Mendonça.

Ascom MTur