Banco do Nordeste reconhece micro e pequenas empresas de sucesso na Paraíba

0
Prêmio MPE - Empresas premiadas com equipe do BNB. - Foto: Divulgação

Prêmio MPE da Paraíba ocorreu no Tetris Hub, em solenidade com empresários e parceiros

O Prêmio Banco do Nordeste da Micro e Pequena Empresa destacou a trajetória de três empreendedores da Paraíba. A solenidade foi realizada na manhã desta terça-feira, (4), no Coworking Tetris Hub. A Clinos Oftalmologia, situada em Sousa, a indústria de Doces São José, que fica em Santa Rita, e a loja de comércio Bósio Madeiras, de João Pessoa, foram as premiadas.

Para o Banco do Nordeste, o momento é de congratulação e de prestação de contas à sociedade. Mudança de processos de gestão, atuação em projetos sociais e inovações foram alguns dos critérios estabelecidos para a seleção dos premiados pelo júri formado por instituições parceiras. “Quando sabemos que uma empresa do segmento MPE conseguiu ampliar receita com adoção de práticas administrativas e acesso a crédito adequados, isso é motivo de satisfação para nós e nos dá a certeza de que estamos cumprindo com o nosso papel”, comemora o superintendente do BNB, Wesley Maciel.

O gerente de Ambiente de Negócios com Micro e Pequenas Empresas do Banco do Nordeste, Marcelo Teixeira, apresentou produtos e serviços voltados ao segmento MPE e a política de estímulo à capacitação e inovação dos empresários. Para 2019, a expectativa é de que sejam aplicados R$ 3,4 bilhões no setor, em toda a área de atuação do Banco. Na Paraíba, foram aplicados, de janeiro a maio de 2019, R$ 87 milhões com o segmento, valor 89% maior do que foi contratado no ano passado.

Conheça as trajetórias dos empreendimentos premiados:

Doces São José Ltda (Indústria)

Situado na cidade de Santa Rita, o empreendimento familiar de Wellington de Lira Muniz começou em 1989 com o objetivo de fabricar doces para a região. No início, havia apenas três funcionários e pouca experiência de gestão. Com investimentos em profissionalização e busca de crédito orientado, a Indústria de Doces São José modernizou-se e ampliou sua atuação. Adquiriu veículos e maquinário, elevou a produtividade e garantiu evolução das receitas para acima de 20%. Desde 2014 é cliente do Banco do Nordeste e ampliou mercado para toda a Paraíba, Rio Grande do Norte e parte do Ceará.

Bosio Materiais de Construção Eireli (Comércio)

O comércio de Analício Bosio surgiu em 2013, no bairro de Valentina, em João Pessoa. Para destacar-se diante da concorrência, o empresário estudou o mercado local para entender as tendências e trabalhou os pontos identificados. Cliente do BNB há três anos, o comércio evoluiu quando a empresa adquiriu novos equipamentos e avançou na prestação de serviços. Atualmente o empresário estuda montar uma fábrica de móveis rústicos, confeccionados a partir do reaproveitamento de madeiras comercializadas no empreendimento.

Clinos Clínica Oftalmológica Sousa (Serviços)

A clínica de Patrício Eduardo Abrantes Sarmento funciona na cidade de Sousa e é especializada em oftalmologia. O empreendimento é referência na região devido ao uso de tecnologia de ponta. Dispõe de microscópio especular de última geração, que gera diagnósticos precisos. Além de atender a população de Sousa e municípios vizinhos, a clínica conta com unidades no Rio Grande do Norte e no Ceará. A Clinos surgiu em 2003 e a parceria com o Banco do Nordeste foi firmada um ano depois. O crédito possibilitou investimento em equipamentos oftalmológicos. O empresário almeja abrir uma unidade em Patos e conta com a parceria do Banco do Nordeste.

Júri

Os clientes foram selecionados por júri formado por instituições parceiras, como Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PB), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), Federação do Comércio do Estado da Paraíba (Fecomércio) e Federação das Associações das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedores Individuais do Estado (Femicro).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ascom BNB

 

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here