Foi com grande expectativa que conversei com Alessandra Lontra, Gerente Executiva do Desenvolvimento do Turismo da Paraíba. Uma mulher empreendedora, com um entusiasmo contagiante, não poderia deixar de ser apontada como uma personalidade na nossa área. Além de ser inspiração aos que ingressam  no turismo, e aos veteranos,  Alessandra ainda tem a característica de se reinventar, que só pertence aos vencedores! Conversando com ela, fui surpreendida várias vezes, com alguns dos seus projetos, com a propriedade com que fala sobre o turismo, com a experiência adquirida ao longo da sua caminhada…

Ela se define como uma mulher à frente de seu tempo e diz que nunca se adequou à escola convencional. Decidiu, já com certa maturidade e com filhos, fazer o vestibular para Biologia, mas, por motivos particulares, não pôde continuar. Mais tarde, já morando em João Pessoa, foi inscrita no vestibular para Marketing Estratégico, por uma amiga que, percebendo seu potencial, resolveu incentivá-la a pôr em prática todo o seu dinamismo e toda a sua criatividade. Ela,  que já atuava na área de turismo, aproveitou o curso universitário para redirecionar sua vida, encarando essa volta  à sala de aula como algo  instigante e que,  com certeza,  agregaria valores mais consistentes a sua carreira no turismo. Para Alessandra,  a verdadeira  vocação se dá com a chegada da maturidade, seja para homens, seja  para mulheres.

Nasceu em Miracema RJ  e,  aos oito anos de idade,  foi morar em Brasília. Em 1990, no Haras & Estância Santa Rita,  em Formosa, no Estado de Goiás, que pertencia a sua família, ela foi Relações Públicas. Foi seu primeiro contato com o turismo. Em 2001, mudou-se para João Pessoa. Adotou a cidade e hoje se considera paraibana de coração. Inicialmente, foi “freelancer”  de uma agência de turismo que pertencia a uma amiga e,  nessa agência,  já despontou, mesmo “free”, como melhor vendedora e 100% pró-ativa, captando clientes com alto potencial de compra,  a exemplo do Banco do Nordeste. Nessa atmosfera de muito trabalho e dedicação, em pouco tempo de atuação no mercado de João Pessoa,  ela recebeu propostas de outras  agências, onde trabalhou por pouco tempo, pois aceitou o convite de uma Operadora de Turismo local para trabalhar na área comercial. E, em pouco tempo, abriu o leque de acordos operacionais com alguns dos hotéis mais importantes do Brasil, além de companhias aéreas e entidades do turismo brasileiro.  Ainda elaborou o tarifário da própria operadora, realizou três vezes o maior Workshop de Turismo em João Pessoa, o último com 65 expositores entre empresas nacionais e internacionais. Naquela atividade, merece destaque sua atuação na área comercial, e a disposição para visitar as agências-clientes.

A “palavra de ordem” na vida profissional de Alessandra Lontra chama-se ética, e a expressão “vestir a camisa” é lei. E isso foi ensinado pela mãe, diz ela, e enfatiza que não consegue viver sem trabalho, que se constitui a espinha dorsal da sua vida.  Porém, após ter se desligado da Operadora, passou dois para voltar ao mercado de trabalho porque  queria ser dona de seu próprio negócio.Queria fazer algo criativo e inovador e que fosse prazeroso.     Então, em 2009, criou a empresa Bora Ali Produções & Eventos  que,   em sociedade com o empresário Isaac Batista, da Mais Brasil Turismo, e com a Turismóloga e Consultora, Laís Ramos, é responsável  por alguns dos mais interessantes eventos-conceito criados, comercializados e distribuídos pela própria empresa. Exemplo disso é  o  “Arraiá de Cumpade”, que acontece todos os anos em Galante – PB,  e que foi considerado o primeiro produto de turismo rural do Brasil, pelo IDESTUR – Instituto de Pesquisa do Turismo Rural, título conferido pelo conceituado Instituto em 2012, durante a BRAZTOA – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo. O “Arraiá” e hoje o único produto turístico rural  do Brasil que faz parte do portfólio de uma grande Operadora de Turismo (TAM Viagens). O destaque dado ao “Arraiá” ano passado eleva a Paraíba ao patamar de ter o primeiro produto turístico rural do Brasil. Além de prêmios dentro no nosso Estado,  como o Troféu Waldemar Duarte da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo da Paraíba (Abrajet-PB) este ano de 2013, como os 10 Melhores produtos turísticos da Paraíba.

No ano de 2010, Alessandra foi convidada para ser interlocutora, representando a Paraíba, no projeto do Ministério do Turismo chamado 65 Destino Indutores Desenvolvimento do Turismo, onde se destacou como a melhor interlocutora e eleita a representante do Nordeste. Posteriormente, em 2010,  foi convidada pelo governador Ricardo Coutinho para ser Gerente Executiva do Desenvolvimento doTurismo no Estado da Paraíba. Indaguei sobre o desafio de exercer seu lado empreendedor numa gestão pública. Ela foi bastante clara ao responder:  – É diferente!  Na esfera pública, a tomada de decisões e o tempo para implementá-las obedecem a critérios diferenciados daqueles utilizados no setor privado. No entanto, o fato de contribuir com o governo para  mudar o conceito de  “turismo”  que passa de uma simples noção de  “passeio”  para  a conscientização de que “turismo” é uma atividade econômica e de inclusão social, me impulsiona a querer fazer mais e a ajudar a implementar mudanças na área do turismo. Quero ver a Paraíba aparecer no cenário nacional exatamente do jeito que ela é, com suas belezas naturais, com  sua cultura, com  sua gastronomia, seu povo hospitaleiro e com uma diversidade ímpar.

Nosso encontro foi no Hardman Praia Hotel, em Manaíra, e ainda conversamos sobre Copa do Mundo no Brasil, capacitação e qualificação de mão de obra especializada no mercado turístico… Estar com Alessandra é sempre um momento interessante. Para mim,  inspiração; para os seus, orgulho;  e,  para a Paraíba, um presente!

Foto: Selfie Alessandra Lontra
Foto: Selfie Alessandra Lontra

Artigo anterior“Nota de Repúdio”do MTur
Próximo artigoParaíba Birdwatching
Ana Célia Macedo
Ana Célia Macedo se considera aprendiz da vida, é mãe de dois lindos rapazes, o Matheus e o Lucas, é super curiosa, amante da natureza e dos animais. Adora fazer caminhadas, viajar, conhecer novas culturas, comer bem, provar das mais diversas cervejas e se realiza quando escreve sobre o que gosta. Se dedica a escrever sobre o Turismo e suas vertentes desde o ano de 2012. É jornalista - DRT/PB 3430, acadêmica em Comunicação Social com habilitação em jornalismo, diretora de Comunicação e editora Chefe deste veículo e da Revista O Concierge. Empreendedora, é uma das idealizadoras do Fórum E.I.T.A - Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil, que aconteceu em maio de 2018 em João Pessoa, Paraíba. É membro da Associação Paraibana de Imprensa (API) e da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo seccional Paraíba (Abrajet), onde está tesoureira para este biênio 2018/2020. E-mail para contato: anaceliamacedo@oconciergeonline.com.br