Por Teresa Duarte

Trilha entre a mata passando pelas águas claras do Rio Miriri forma o cenário de acesso à Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso no Município de Lucena

É fazendo uma pequena travessia no trecho mais raso do Rio Miriri, no município de Lucena, que chegamos a uma trilha curtinha, com apenas dez minutos de caminhada entre a mata, até as ruínas da Igreja de Nossa Senhora de Bonsucesso. Um local mágico e inesquecível, a Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso, muito embora seja tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba – IPHAEP, uma construção de 1789, ainda tem paredes erguidas por força da mãe natureza que tomou providencias: é a raiz de uma gameleira que impede o seu desmoronamento total.

Grupo na Ruína
Grupo na Ruína

Conforme guias turísticos e historiadores,  sua fundação advém do tempo da colonização, sendo uma das primeiras Igrejas do Brasil e que, com o passar dos anos, resistiu às forças do tempo mantendo a sua edificação. O local é encantador e deve ser preservado para que os amantes da natureza possam vivenciar essa experiência inesquecível. As grossas paredes, além do piso, e as altas pedras do altar ainda resistem ao tempo e  depredação de pessoas. A igreja já não possui portas nem telhado porém, o local ainda é visitado por romeiros e turistas, por despertar lembranças vivas de tempos atrás.

Se você ainda não conhece as ruínas da Igreja de Nossa Senhora de Bonsucesso, não sabe o que está perdendo. Além da bela arquitetura,  e a lição da centenária gameleira que sustenta seu frontispício,  você pode conhecer, também,  a trilha que dá acesso à igreja, um trajeto feito entre coqueirais, resquícios de Mata Atlântica, manguezais e o rio para um delicioso banho refrescante.

Para fazer o percurso até as Ruínas de Bonsucesso, faz-se necessário a contratação de um guia ou condutor local, para que o passeio não se transforme em um problema. Ao andar pelas trilhas, seja prudente; a presença de pedras pontiagudas, áreas escorregadias e íngremes alerta para o maior cuidado ao  se fazer esse percurso até o encontro das ruínas.

O contato para o passeio pode ser feito com As Guias de Lucena. Fones (83) 98733-0575  – (83) 98830-2849 – (83) 98744-0164 – (83) 98891-3069.