Tambaba Litoral Sul da Paraíba é decretada oficialmente Praia Naturista

0
Praia de Tambaba, Litoral Sul da Paraíba - Foto: O Concierge

Tambaba terá o primeiro Centro de Naturismo do Hemisfério Sul

por Ana Célia Macedo

Em cerimônia oficial, neste sábado dia (30) a partir das 17h30, na praia de Jacumã, na Costa do Conde, o governador do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho, irá assinar o decreto que torna a praia de Tambaba,  Área de Especial Interesse Turístico e Ecológico para prática do Naturismo Regulamentado, o que abre as portas da Paraíba para o turismo de naturistas do mundo inteiro. Tambaba faz parte da Área de Preservação Ambiental (APA) de Tambaba, a qual pertence aos Municípios de Conde, Pitimbu e Alhandra

Segundo o secretário Executivo de Turismo do estado, Ivan Burity, responsável pela negociação e pela condução do processo entre a Sudema. Empresários e sociedade coivil organizada, a Paraíba não estava conseguindo entrar nesse nicho de mercado turístico, por falta de ordenamento e regras claras.

De acordo com Burity, o processo de regulamentação da área se arrastava por mais de 10 anos, prejudicando a região, gerando conflitos de interesse entre moradores e empresários, só agora, após dois anos de negociação, foi que conseguimos concluir o trabalho. “Ouvimos todos os lados e trouxemos as propostas para a mesa, então construímos uma solução que beneficiou a todos”, concluiu.

Após a assinatura do decreto será criado um Conselho Gestor, formado por autoridades estaduais e municipais, sociedade civil e empresariado local, com o objetivo de ajustar o espaço físico, reordenando o lugar no plano do possível e do sustentável.

Ouça agora na Radio O Concierge, o secretário Ivan Burity, na íntegra falando sobre o decreto:

Sobre o Naturismo

O naturismo é um conjunto de princípios éticos e comportamentais que preconizam um modo de vida baseado no retorno à natureza como a melhor maneira de viver e defendendo a vida ao ar livre, o consumo de alimentos naturais e a prática do nudismo, entre outras atitudes. Difundido a partir do período de entreguerras em alguns países da Europa, especialmente Alemanha, França e Países Baixos, o naturismo chegou ao mundo ocidental e se notabilizou pela sua prática mais marcante: o nudismo.

Sobre Tambaba

Situada no Município de Conde, Litoral Sul da Paraíba que fica a cerca de 30 km da capital João Pessoa e é conhecida principalmente pela área naturista, sendo a primeira praia do Brasil a permitir o naturismo por lei municipal. A praia de Tambaba é classificada paradisíaca e indicada para quem é adepto do naturismo e busca privacidade.