São João de Campina Grande mantém parceria público-privada para 2019

0
São João 2019 de Campina Grande vai continuar sendo realizado por empresa privada em parceria com a prefeitura, diz prefeito (Foto: Emanuel Tadeu/Aliança/Arquivo/Divulgação)

Prefeitura afirma que caso não seja possível prorrogar contrato atual, nova licitação será feita e modelo vai ser mantido

O São João 2019 de Campina Grande continuará sendo realizado por uma empresa privada. De acordo com o prefeito Romero Rodrigues, se não for possível juridicamente prorrogar o contrato atual com a empresa que organiza o evento, uma nova licitação pública será feita para uma parceria público-privada (PPP). Segundo o gestor, o modelo precisa ser mantido porque a prefeitura não tem como arcar com custos de R$ 8 a R$ 10 milhões para realizar a festa junina.

Em meio a dificuldades que marcaram o evento este ano, como adiamento do início da festa, decisão judicial que suspendeu a execução de músicas, incêndio em barracas e agulhadas, Romero Rodrigues avaliou como positiva a edição deste ano e sustentou que 2018 foi o ano da superação.

“Tivemos problemas que independem da nossa estrutura. Agora é virar a página, fazer uma avaliação e mudar o que for necessário, sempre com o objetivo de fazer o melhor pra Campina Grande e pra Paraíba, defendendo nossas tradições culturais e nossas raízes”, disse o prefeito em coletiva no encerramento da festa.

Segundo o prefeito, todos os transtornos provaram a força da festa junina. “Apesar dos episódios que aconteceram, tivemos o São João mais seguro e prestigiado da história de Campina Grande. É só consultar a Central de Polícia, nenhum fato mais grave aconteceu este ano dentro do Parque do Povo”, afirmou.

O comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, Cristóvão Lucas, disse que “os números mostram que tivemos o São João mais tranquilo da história de Campina Grande e nenhum assassinato aconteceu. Ano passado foram três casos, inclusive um dentro do Parque do Povo”.

Segundo a PM, foram reduzidos em mais de 50% todos os tipos de crimes dentro do Parque do Povo e também em outros eventos que aconteceram durante os festejos juninos na cidade, como o São João na Vila do Artesão e na Vila São João. “Somando tudo isso, em comparação com os outros anos, foi a festa mais tranquila da história”, reforçou o comandante.

Apesar das polêmicas, São João 2018 de Campina Grande teve noites lotadas pelo público durante shows no Parque do Povo (Foto: Emanuel Tadeu/Aliança & Medow Promo/Arquivo/Divulgação)

Importância do São João para a economia

O prefeito Romero Rodrigues destacou a importância do evento para a economia da cidade, ressaltando que o período da festa movimentou vários setores de Campina Grande e região. “O São João aquece o comércio da cidade e da região, tanto dentro do Parque do Povo, como também na parte comercial e nas redondezas, como restaurantes, hotéis, bares e similares, todos ganham com a grandeza da festa”.

G1