São João da Família e dos Amigos tem destaque no calendário junino de Santa Luzia no Sertão paraibano

0
Rua de Baixo em Santa Luzia, O Concierge

por Ana Célia Macedo

Este ano por meio da iniciativa da Associação de Turismo e Cultura de Santa Luzia (Santura) a “Rua de Baixo” em Santa Luzia, Sertão da Paraíba realizou uma festa junina criativa. Foram três dias de forró, gastronomia regional, vivências, convivências e resgate da autêntica cultura da Festa de São João. A comunidade local teve participação efetiva durante todo o processo de realização com destaque para os arraias familiares.
Cerca de 160 mil pessoas visitaram a cidade e prestigiaram atrações locais e nacionais

Dr. José Eymard Moraes de Medeiros, foto O Concierge

Na “Rua de Baixo” não faltou opção para o turista, e a programação ficou por conta da criatividade dos moradores. Durante toda a Festa se pode visitar os Arraias das Famílias e dos Amigos, dançar ao som dos trios pé de Serra, dançar coco de roda e ainda participar das quadrilhas juninas e concursos típicos. Se pode também visitar o Museu Junino, adquirir o artesanato local, passear no cortejo das carroças, apreciar o casal de noivos criativos, o desfile de moda DICHITA, degustar um autentico café da manhã e também da tarde, servido nas calçadas das famílias, além disto, testemunhar casamento matuto.

As calçadas também estavam abertas à literatura. E durante os festejos o médico paraibano José Eymard Moraes de Medeiros lançou seu mais novo livro, “Assistência à Saúde no Município de Santa Luzia do Sabugy Durante o Século XX”.

O objetivo da Festa é resgatar os antigos São Joãos, afirma a presidente da Santura, Regina Amorim. “Santa Luzia tem tradição e criatividade. O resultado dessa junção é esta explosão de atividade e economia criativa que atrai o turista a nossa cidade”, revelou. Ainda segundo Regina esta Festa acontece há 76 anos e na Rua há 11 anos. “Por algum tempo esta Festa ficou esquecida, mas graças ao trabalho da Santura queremos resgatar o “São João da Rua de Baixo”, porque entendemos que a cultura está intimamente ligada ao turismo e nosso objetivo é fazer com que o turista visite a cidade conheça nossa cultura e aqui tenha experiências”, concluiu.

Assista agora na TV O Concierge, a presidente da Santura, Regina Amorim, falando sobre o São João em Santa Luzia:

Santa Luzia tem 158 ruas, porém a rua, Praça Dr. Silvino Cabral da Nóbrega, tradicionalmente chamada de Rua de Baixo foi o ponto de inicio da cidade. O casario data de antes de 1871. Entretanto as comemorações juninas na Rua acontecem a apenas 11 anos. Segundo dona Glória Medeiros, herdeira e moradora do 4º casarão mais antigo de Santa Luzia, o São João na Rua começou com uma reunião na sua calçada. “Antigamente a concentração era na “Rua de Cima”, aqui não tinha nada, então decidimos fazer os arraias e ficou até hoje”, ressaltou.

Assista agora pelo Facebook do O Concierge, a premiação do casal de noivos criativos da “Rua de Baixo”

O São João de Santa Luzia tem 76 anos, ela é conhecida como “A cidade que ensinou o Brasil a dançar Forró”, por isso a força da tradição nas Festas Juninas. De acordo com o Ministério do Turismo (MTur) estas Festas representam muito para a economia do país principalmente a do Nordeste. Elas são uma chance de incremento para a economia principalmente por sua sazonalidade. Este ano o São João de Santa Luzia contou com o apoio do MTur.

Conforme o prefeito de Santa Luzia, Jose Alexandre de Araújo (Zezé), a cidade procura aproveitar economicamente o máximo desses dias. “Além de uma Festa que enche os olhos, toda cadeia produtiva local é beneficiada”, declarou.

Assista agora na TV O Concierge, o prefeito Zezé, falando sobre a economia de Santa Luzia no período do São João

Para a gerente de Turismo do Estado, Alessandra Lontra, este é um exemplo, e um caminho que deve ser percorrido pelos municípios que querem ser turísticos. “Contar com o apoio do Ministério do Turismo é o resultado de quem trabalha priorizando o turismo e cumpre com todos os critérios do Programa de Regionalização. Além de Santa Luzia, Campina Grande e Bananeiras já tiveram projetos aprovados pelo MTur, explicou.

Ouça agora da Rádio O Concierge, na íntegra de Alessandra Lontra falando sobre o São João de Santa Luzia

Santa Luzia é uma cidade do Sertão da Paraíba que tem uma localização privilegiada, se encontra no meio de três açudes, o Freiras, o José Américo e o Padre Ibiapina, alguns a chamam de Veneza Paraibana ou Cidade Ilha. De acordo com a estimativa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2015, sua população tinha 15.153 habitantes.

VEJA A GALERIA DE FOTOS: