Quinto Festival Sabores e Saberes da Costa do Conde acontece de (4) a (15) de julho e encerra preparatório com aula show

0
Embaixador da gastronomia paraibana, Chef Marcílio Cavalcante - Foto: O Concierge

por Alessandra Lontra

O 5º Festival de Sabores e Saberes da Costa do Conde acontece de (4) a (15) de julho e tem como tema dos “saberes” em 2018, o inhame. A realização do Festival é da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Conde (Acic) e este ano, encerrou o ciclo de oficinas e palestras realizados pela Agência Sebrae Sul Paraíba, parceira do evento, com uma aula show no dia (19) de junho, ministrada pelo embaixador da gastronomia paraibana, Chef Marcílio Cavalcante, na Pousada e restaurante Sítio dos Santos, em Jacumã, no Litoral Sul da Paraíba

O Festival tem como objetivo consolidar o município do Conde como um Polo de Referência da Gastronomia paraibana, qualificando a mão de obra local, promovendo e valorizando a agricultura familiar e a cultura da região, fortalecendo assim, o turismo na região da Costa do Conde.

Serão 14 estabelecimentos entre hotéis, pousadas e restaurantes que irão apresentar pratos promocionais desenvolvidos à base do inhame. Além disso, haverá um concurso promovido pelos restaurantes participantes, onde alguns Chefs farão o papel de “cliente oculto” e irão avaliar três categorias: ambiente, atendimento e sabor dos pratos. No final, os melhores serão premiados. Durante o período do Festival esses estabelecimentos comercializarão pratos com preços promocionais, preparados especialmente para o evento. Já no dia (6) de julho, haverá uma programação especial na Praça Central de Jacumã com Feira de Artesanato e Cultura Alimentar, apresentações culturais e shows.

A realização do 5º Festival de Sabores e Saberes da Costa do Conde é da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Conde (Acic) e conta com a parceria do Sebrae Sul e apoio da Prefeitura de Conde, da Abrasel PB, da Fecomércio, do Governo do Estado por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) , da Abav PB, do Singtur, da Abih PB, das Agências de Receptivos e da imprensa.

Quais Restaurantes Participam

Beach Hotel, A Creperia, O Púkaro, Tropicália Bistrô, Carpe Diem Restaurante, Turek Grelhados Bar, Brasilândia, Dani Tapioca, Pousada e restaurante Sítio dos Santos, Dos Sabores, Escape Bebel, Matusuri Restaurante, Parada Jacumã e o Sonho Gelado.

Sobre a Aula Show

Participaram da aula show, chefs dos restaurantes, hotéis e pousadas integrantes da 5ª edição do Festival, além de estudantes de Gastronomia, cozinheiros, donos de casa e público em geral que receberam orientações sobre a importância de se trabalhar com produtos de boa procedência, de preferência da agricultura familiar da Costa do Conde que já abastece a própria região e a grande João Pessoa e também destacou a importância do bem receber. Durante a aula foi possível conhecer os tipos de cortes das carnes, tipos de peixes encontrados na região, algumas técnicas de manipulação de alimentos, de armazenamento e de congelamento, bem como dicas sobre a escolha de alguns utensílios que facilitam e agilizam o trabalho dos profissionais que trabalham com alimentação fora do lar.

Programação Cultural na Praça Central dia (6) de julho 

15h às 21h Feira de Artesanato e Cultura Alimentar
16h30    Los Iranzi – Família Circense
18h30    Capoeira Angola Beribau Viola
20h    Banda Reggaear
22h    Val Donato – Tributo a Bob Marley

Galeria de fotos: