No Dia Internacional da Cerveja confira melhores apps para apaixonados pela gelada

0
Cerveja - Foto: Divulgação

Por Andressa Neves

Nesta sexta-feira (3), se comemora em mais de 50 países o Dia Internacional da Cerveja! A bebida, que faz a alegria de pessoas de todo o mundo, recebeu uma data especial em 2007, quando um grupo de amigos percebeu que há datas especiais para tantas coisas, mas que a celebração da “gelada” não fazia parte de qualquer calendário.

Ora, realmente a cerveja merece uma atenção especial. De acordo com historiadores, a bebida nasceu há, aproximadamente, 6 mil anos, na região da Mesopotâmia com os Sumérios. Ao que tudo indica, a primeira cerveja do mundo foi feita por acidente, mas documentos afirmam que o povo sumério se alegrava com uma bebida fermentada feita de cereais em 2100 a.C.

A partir de então, diversas culturas incluíram a cerveja em sua dieta, como os egípcios e os iberos. Mais tarde, durante a Idade Média, os monastérios receberam a iguaria e se tornaram fabricantes da bebida.

No Brasil, a história da cerveja teve início em 1637, quando Maurício de Nassau e o cervejeiro Dirck Dicx desembarcaram no país. Em 1640, a primeira cervejaria foi montada, mas a popularização da bebida só foi alcançada em 1808, com a chegada da família real portuguesa em solo brasileiro.

Apesar da venda da bebida nos anos anteriores, foi em 1836 que a fabricação de cerveja teve início oficial no Brasil. A propaganda do Jornal do Commercio do Rio de Janeiro daquela época anunciava: “Na Rua Matacavalos, número 90, e Rua Direita, número 86, da Cervejaria Brazileira, vende-se cerveja, bebida acolhida favoravelmente e muito procurada. Essa saudável bebida reúne a barateza a um sabor agradável e à propriedade de conservar-se por muito tempo.”

O povo brasileiro também se encantou com a “gelada”. Desde sua popularização, marcas de sucesso foram criadas, como a Brahma e a Antarctica. Para se ter dimensão do apego do Brasil com a bebida, segundo pesquisa da Cuponation com o Deutsche Bank, 14% do salário dos brasileiros são gastos com cerveja. Você faz parte desse grupo? Então confira os melhores apps pra quem ama uma boa gelada!

Price Beer

O Price Beer é um aplicativo que oferece descontos em bares, empórios e restaurantes especializados em cerveja artesanal. Além disso, a plataforma permite que o usuário acesse as ofertas dos locais mais próximos, confira novidades e dicas sobre cervejas artesanais e veja promoções de eventos e lojas parceiras.

Imagem: Divulgação

Download: Android | iOS

Lokobeer

O Lokobeer é mais uma opção para os amantes da cerva. No app, o usuário pode montar uma coleção virtual de cervejas, pesquisar cervejas de todo o mundo, acompanhar as novidades do mundo cervejeiro e buscar por estabelecimentos mais próximos. Além disso, a plataforma conta com informações históricas sobre a bebida, quiz para testar os conhecimentos sobre o universo da cerveja, entrevistas com especialistas, chat e dicas de clubes de assinatura para receber cerveja em casa.

Imagem: Divulgação

Download: iOS 

PromoBeer

Para quem mora em Fortaleza, Cariri, Natal ou Recife, o Promobeer oferece um mapa com as melhores promoções de cervejas e outras bebidas das cidades. No app, o usuário acessa um mapa de ofertas incluindo supermercados e lojas de bebidas com endereço e contato do estabelecimento. Para garantir a atualização das novidades, a plataforma permite que os usuários enviem as promoções em tempo real.

Imagem: Divulgação

Download: Android | iOS

Qual cerveja compensa?

Se você é do tipo que sempre fica indeciso na hora da compra, o app Qual Cerveja Compensa? pode ser uma boa solução. A plataforma, que não depende de conexão com a internet, permite que o usuário saiba qual versão da cerveja vale mais a pena levar: lata, long neck, garrafa ou barril. No aplicativo, é possível acessar diferentes cervejas, bastando que o usuário informe o preço de cada embalagem.

Imagem: Divulgação

Download: Android

Tabela Periódica da Cerveja

É amante da cerveja e gostaria de aprofundar seus conhecimentos? Pois o Tabela Periódica da Cerveja permite que o usuário consulte as informações sobre cada tipo de cerveja. Na tabela, é possível conhecer dados como cor, teor alcoólico, amargor, densidade inicial e densidade final, bem como a descrição do estilo e exemplos de cervejas como referência.

Imagem: Divulgação

Download: Android

Tem outras dicas de aplicativos de breja? Já sabe como vai comemorar o Dia Internacional da Cerveja? Aproveite a data e lembre-se: se for dirigir, não beba!

Canaltech