Além de saber mais sobre a data, a Tirolez ensina a fazer Raviole de Gorgonzola, como prato principal e Pudim de Ricota com Mel, para a sobremesa

Diferente e curiosamente, ao contrário do que a história conta, de que a data foi criada por uma americana em homenagem ao seu pai e comemorada pela primeira vez em 1910, o pioneiro em instituir da data, há quatro mil anos, foi Elmesu, filho do famosos rei de Babilônia Nabucodonosor. Na ocasião, ele moldou um cartão de argila, desejando sorte, saúde e vida longa ao seu pai. Mais tarde, a data se tornou uma festa nacional e, atualmente, mundial. 

No Brasil, o Dia do Pais é celebrada no segundo domingo do mês de agosto, que neste ano cairá em 12 de agosto. A data pede uma comemoração em família, em que todos ficarão reunidos envolta da mesa com boas receitas. Essa é a melhor forma de demonstrar afeto e amor!

Pensando em cada detalhe desta homenagem, a Tirolez, uma das marcas mais tradicionais de laticínios do país, ensina a fazer um delicioso Raviole de Gorgonzola, como prato principal,  e pode ser acompanhado por vinhos bem incorporados e secos, como Malbec ou Cabernet Sauvignon.

Depois de uma massinha boa, não pode faltar uma sobremesa bem saborosa e docinha, não é mesmo? O Pudim de Ricota com Mel é a receita ideal para fechar com chave de ouro a ocasião.

Faça tudo bem caprichado e coloque todo o seu carinho para celebrar esse dia especial!

Veja abaixo como é fácil o preparo:

-Raviole de Gorgonzola

Ingredientes:
1 embalagem de ravióli (500 g)
1 colher (sopa) de Manteiga sem Sal Tirolez (13 g)
1 cebola pequena picada (60 g)
4 tomates grandes, sem pele e sem sementes, picados (700g)
50 g de Queijo tipo Gorgonzola Tirolez
1 bandeja de cogumelo tipo Paris picado (150 g)
½ xícara (chá) de azeitonas verdes picadas (55 g)

Modo de Preparo:
– Cozinhe o ravióli em água fervente abundante por 11 minutos ou até que a massa fique al dente (bem cozida, mas um pouco firme no miolo). Escorra, resfrie e coloque um pouco de óleo, para a massa não grudar.
– Em uma panela em fogo médio, aqueça a manteiga e doure a cebola. Adicione os tomates e cozinhe por 5 minutos. Acrescente o gorgonzola, os cogumelos e as azeitonas e cozinhe em fogo baixo por 3 minutos, mexendo sempre. Espalhe o molho sobre o ravióli e sirva em seguida, como prato principal.

Rendimento
4 porções

Tempo de Preparo
30 minutos

-Pudim de Ricota com Mel

Ingredientes:
Para o pudim
2 colheres (sopa) de Manteiga sem Sal Tirolez (26 g)
1 embalagem de Creme de Ricota Tirolez (250 g)
1 pitada de canela em pó
2 gemas
½ xícara (chá) de mel
2 claras
Para a calda
½ xícara (chá) de mel

Modo de Preparo:
– Preaqueça o forno a 180 °C.
– Com a manteiga, unte uma forma de 25 cm de diâmetro, com furo central.
– Faça o pudim: no liquidificador, bata o creme de ricota, a canela, as gemas e o mel.
– Em uma tigela, bata as claras, com auxílio de um fouet (batedor de ovos), até que elas fiquem em ponto de neve (pico firme). Ainda com o fouet, acrescente delicadamente a mistura do liquidificador à tigela, incorporando-a às claras.
– Coloque na forma e leve ao forno, em banho-maria, por 30 minutos. Deixe esfriar, desenforme e leve à geladeira.
– Prepare a calda: em uma panela, coloque o mel e ½ xícara (chá) de água e leve ao fogo baixo, mexendo até dissolver bem. Deixe esfriar e espalhe sobre o pudim.

Rendimento
8 porções

Tempo de Preparo
35 minutos

Tirolez