capa_descorchadosO lançamento do guia Descorchados, do jornalista chileno Patricio Tapia, chegou à 17ª edição com a presença inédita de espumantes brasileiros e garibaldenses. Lançado no último dia 23 de março, a maior referência em vinhos da América do Sul vem com mil páginas que incluem ranqueamento, notas de degustação, harmonizações, mapas e apresentações de mais de 350 vinícolas de Chile, Argentina, Uruguai e Brasil.
Com quase 2,5 mil rótulos degustados, aparecem como destaque de Garibaldi, dentro na categoria “Melhor Espumante Brut”, o Pedrucci Milesimé 2010, da Casa Pedrucci, e o Adolfo Lona Dosé Nature, da Vinhos e Espumantes Adolfo Lona, na categoria “O eleito Serra Gaúcha”. Foram ranqueados 40 espumantes brasileiros.
O guia surgiu no Chile, em 1999, e sempre teve um ponto de vista único do mundo do vinho. A abordagem é extremamente pessoal, visto que Tapia é o responsável único pelas avaliações selecionando o que acredita ser “o melhor ou o mais interessante” e tendo conquistado o devido prestígio para tornar o guia internacionalmente conhecido. A tiragem total, somadas as edições de Chile, Argentina, Colômbia, Brasil e China, incluída uma versão em inglês, chega a 20 mil exemplares. No Brasil, são 5 mil.Ascom Prefeitura Municipal de Garibaldi / SETUR
Foto: divulgação – Capa do Guia/Reprodução