Gastronomia paraibana e arte são destaques nos restaurantes de Conde Litoral Sul da Paraíba

0
Filé de Sol Regional divulgacao

por Ana Célia Macedo

Com o objetivo de consolidar a cidade de Conde como referência gastronômica na Paraíba, acontece, desde sexta-feira (06), com abertura oficial realizada na Praça do Mar, em Jacumã, a 5a edição do Festival Sabores e Saberes. Este ano, 14 estabelecimentos participam do evento e o Inhame tem destaque como insumo principal para a preparação de pratos

Dentre as 14 releituras da raiz, o restaurante O Púkaro ganha destaque na preparação do “Filé de Sol Regional”. Dourado na manteiga da terra, o filé é servido com purê de inhame com nata, alho poró, tomates confit, picles de cebola roxa e toques de pimenta rosa. O resultado é um prato rico em sabor e cultura.

A empresária Guadalupe de Oliveira, proprietária do restaurante, decidiu optar pela carne regional com notas de sofisticação nos elementos que compõem o prato. “Nosso restaurante é especializado em gastronomia regional; por isso, buscamos sempre inovar, inserir novas especiarias, dar sabores inusitados ao que já é bom”, afirmou.

Rosana Diniz e Guadalupe de Oliveira divulgacao

Os sabores e saberes também se relevam no O Púkaro, por meio do espaço para a exposição dos estandartes do bloco “Pega na Biluca”, de Tambaba. O bloco preservacionista e naturista teve inicio em 2012 e é a primeira agremiação da Paraíba que surge a partir da preocupação com a ecologia, levantando questões ambientais e de preservação, em um dos maiores cartões postais do Estado, a Área de Preservação Ambiental (APA), de Tambaba.

No O Púkaro estão expostos estandartes assinados pelos artistas plásticos paraibanos Fred Svendsen (2013), Rodrigues Lima (2014), Tito Lobo(2015 e 2018), José Pagano (2016) e Adriano Dias (2017). Também estão expostas telas como “O amor não tem cor, tem luz”, presente do Tito Lobo para o Bloco, além de obras assinadas pelos artistas paraibanos. A mostra está aberta para visitação no O Púkaro até o dia (15) de julho.