O evento infanto-juvenil acontece até a próxima quarta-feira (5) na Cinépolis do Manaíra Shopping com programação gratuita

Crianças entre 11 e 13 anos, da Escola Estadual Dr. Gustavo Fernandes de Lima Sobrinho, de Mamanguape (PB), tiveram uma manhã de diversão e cultura nesta terça-feira (5). Elas participaram do evento “Minha primeira vez no Cinema”, que integra a programação do II Fest Aruandinha. Na telona do Cinépolis Manaíra Shopping foram exibidas produções nacionais que visam unir cinema, educação e literatura infanto-juvenil. De acordo com Lúcio Vilar, curador e coordenador do II Fest Aruandinha, o evento tem o objetivo de promover a inclusão audiovisual das crianças:  “Foi uma das coisas mais gratificantes ver essas crianças vindo de uma cidade pequena, muitos nem saíram de Mamanguape, e vir à Capital para uma sessão particular no cinema. Eu acho isso um fato extraordinário, uma experiência ímpar, que eles vão guardar na lembrança”, comentou.

Erenita Helida Ramalho da Silva é diretora da escola e acompanhou os alunos durante a sessão. Segundo ela, a experiência foi nova e despertou a curiosidade dos estudantes, já que muitos deles nunca haviam tido contato com uma sala de cinema: “Quando eu falei que seria uma sessão de cinema eles ficaram ansiosos e alguns com medo porque não sabiam do que se tratava. o brilho no olhar delas mostra o quanto realmente ficaram felizes. Foi uma experiência educativa e cultural”,  afirmou a diretora.

“Fiquei feliz! A gente aprende mais. É muita felicidade!” – Assim a aluna Emilly Gleice Matias de Oliveira, de 13 anos, classificou: “Tudo é lindo. Fiquei muito ansiosa”. A expectativa foi compartilhada por Matheus Silva de Oliveira, de 12 anos: “Foi a primeira vez que eu entrei no cinema. Eu achava que era menor, mas é muito grande!”, afirma empolgado.  Jamilly Vitória, também de 12 anos, conta que amou a experiência: “Fiquei muito ansiosa e feliz em vir ao cinema pela primeira vez”, emocionou-se.

Para a sessão desta quarta-feira (5), Lúcio Vilar estima a presença de mais de 100 alunos de escolas municipais e estaduais. O curador do Fest Aruandinha já faz projeções para a próxima edição do festival: “Vamos fazer algo ainda mais elaborado, inclusive com a participação dos professores. Vamos realizar o Aruandinha no próximo ano em outubro, mês das crianças. A gente plantou esse ano as condições para que a gente faça algo maior”, adiantou.

A programação do Fest Aruanda está disponível no site www.festaruanda.com.br 

Assessoria