Pilões (PB) confecciona Tapete de Corpus Christi com mais de 100 metros

0
Tradicional Tapete de Corpus Christi confeccionado pelos jovens de Pilões (PB) - Foto: Divulgação

Com origem no século 13, festa católica ocorre cerca de 60 dias depois da Páscoa e celebra o mistério da transubstanciação do corpo e do sangue de Jesus em pão e vinho

por Alessandra Lontra

Jovens do EJC (Encontro de Jovens com Cristo), da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, da cidade de Pilões, localizada no Brejo paraibano, se uniram para confeccionarem o tradicional Tapete de Corpus Christi durante a madrugada que antecede a celebração do Ministério Eucarístico. Os famosos tapetes coloridos, feitos de serragem, flores, sal grosso, pó de café, tampinhas e outros materiais, dão forma e cores ao caminho por onde passará o Corpo de Cristo.

Foto: Divulgação

Confeccionado pelos jovens da comunidade católica da cidade, o Tapete de Corpus Christi tem mais de 100 metros de comprimento, e foi confeccionado ao longo da Praça João Pessoa, até as escadarias da igreja Matriz da cidade, Sagrado Coração de Jesus.

A Santa Missa será celebrada, nesta quinta-feira (15) de junho, às 16h e em seguida haverá uma grande procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.

A festa de Corpus Christi é a única vez em que a Eucaristia sai da igreja e passeia pelas ruas. Por isso, a importância de enfeitar as vias com os tapetes por onde a procissão vai passar. No Brasil, essa tradição acontece em inúmeras cidades e envolve toda a comunidade que a cada ano busca se superar na montagem dos tapetes.

Com origem no século 13, a festa católica ocorre cerca de 60 dias depois da Páscoa e celebra a Eucaristia, um dos sacramentos da igreja católica que representa a transubstanciação do pão e do vinho no corpo e no sangue de Jesus.

A data é sempre comemorada numa quinta-feira em alusão à Quinta-feira Santa, quando a Igreja diz ter tido início a instituição deste sacramento na última Ceia de Jesus.

 

 

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here