Obra de Bernadina Freire “José Simeão Leal: o editor público brasileiro” é lançada nesta quarta-feira (5) em Areia

0
Livro: “José Simão Leal: o editor público brasileiro” - Imagem: Divulgação

Nesta quarta-feira, dia (5) de junho, a Academia de Letras e Artes da Paraíba em parceria com a Academia de Letras de Areia, o Instituto Histórico e Geográfico de Areia e a secretaria de Cultura do Município de Areia recebem a escritora e vice-reitora da UFPB, Bernardina Freire, que irá lançar o livro “José Simeão Leal: o editor público brasileiro”, às 19h, no Casarão José Rufino de Almeida, em Areia (PB)

Sobre a escritora

Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira é Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, Presidente da Academia Feminina de Letras e Artes da Paraíba; Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Areia e Vice-Reitora da Universidade Federal da Paraíba.

Perfil  de José Simeão Leal

Ele foi administrador, diplomata, crítico de arte, jornalista, médico e artista plástico. Nasceu no dia 13 de novembro 1908, na cidade de Areia, na Paraíba. É filho de Alfredo Simeão dos Santos Leal e Maria de Almeida Leal, e faleceu no Rio de Janeiro no dia 6 de julho de 1996 aos 87 anos.

José Simeão revelou logo cedo o gosto pelos livros e pela leitura, uma possível influência da mãe e da proximidade com seu tio e padrinho José Américo de Almeida e de outros intelectuais com quem conviveu na infância.

Simeão ocupou lugar de destaque na cena literária, artística e cultural no universo intelectual brasileiro. Foi um dos grandes incentivadores e inauguradores do movimento editorial no setor público do Brasil, dirigindo e publicando entre outras as revistas: Cultura, Arquivos e as publicações seriadas: Cadernos de Cultura, Vidas Brasileiras, Artes e Letras e Teatro. Também foi responsável pelo lançamento e divulgação de vários talentos como o poeta Tiago Mello, a escritora Clarice Lispector e o cenógrafo Tomás Santa Rosa.

Redação

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here