Lançamento da Flit reúne representantes do trade turístico de Conde (PB)

0
Lançamento da FLIT, no Conde (PB) - Foto: Hugo Yuri/Divulgação

Na última sexta-feira, dia (23), o trade turístico de Conde (PB) se reuniu com os organizadores da FLIT – Festa do Livro Internacional da Paraíba, no restaurante Pukaro, em Jacumã, para o lançamento do evento previsto para acontecer em 2019 e para discutirem a programação da Festa, que tem como objetivo celebrar a literatura e o livro, e incentivar a leitura

Durante o lançamento foram apresentadas propostas como a Virada Multicultural FLIT, que irá acontecer em setembro de 2019, e a base da programação que antecede a Festa com realização de oficinas de economia criativa, de leitura e de escrita, que serão realizadas nas comunidades e nas escolas do município. Também foi apresentado um desdobramento da Festa, a Ocupa FLIT, evento menor irá reunir em um bate papo literário o poeta angolano Abreu Praxe, o poeta paraibano Sergio de Castro Pinto e a escritora Maria Valéria Rezende, que acontecerá ainda este ano, no dia (1º) de dezembro, a partir das 16h, no Sítio Tambaba.

Segundo Anastácia Alencar, diretora da 4 Olhos Comunicação Cultural e idealizadora da evento, a FLIT foi pensada para despertar a curiosidade e interesse pela leitura e pela escrita e aprimorar as demais formas de expressões de linguagem e comunicação no Litoral Sul paraibano. Para Anastácia, o resultado e o impacto que eles querem deixar na região é bem “prepotente”, nas palavras dela. “Queremos transformar o Conde na cidade leitora da Paraíba. Esse é o nosso sonho”, completa.

Para o escritor e editor, Juca Pontes, que também assina a direção geral da FLIT, “essa convivência do internacional, com o nacional e o regional vai ser muito importante para o grande objetivo da FLIT, que é fazer com que o Conde se torne uma cidade leitora”, ressalta.

Estiveram presentes ao lançamento, além do trade turístico de Conde representados pelos hoteleiros, proprietários de bares e restaurante e artesãos, o secretário de Turismo de Conde, Aristóteles Souto Maior, a presidente da PBTur -Empresa Paraibana de Turismo, Ruth Avelino, o gerente do Sebrae Sul, Claudio Soares.

A FLIT  é uma realização da 4 Olhos Comunicação Cultural com direção geral da sua idealizadora, Anastácia Alencar, do escritor Juca Pontes, que também assina a direção geral do evento e conta com o apoio do Sebrae (PB) e da Prefeitura de Conde.