A Rede Brasileira de Film Commissions (Rebrafic) estará presente no Festival de Cannes, representando todas as film commissions do país, incluindo a Garibaldi Film Commission, criada em julho de 2014 e oficializada no último dia 20 de março,  sob o decreto nº 3.941. Nesta edição, o Festival ocorrerá entre os dias 13 a 24 de maio.

No estande do Cinema do Brasil, será disponibilizado aos visitantes do Festival e a todos os profissionais envolvidos com o Marché du Film, considerado o maior mercado de cinema do mundo, um folder simples em inglês.  A previsão é de que o evento reúna aproximadamente 5.000 empresas e 11.000 participantes.

A Garibaldi Film Commission

 A organização tem por objetivo captar produções audiovisuais, nacionais e estrangeiras, de todos os formatos e conteúdo para o município. De cunho privado ou não, uma film commission colabora gratuitamente com empresas e profissionais do setor cinematográfico, incrementando a economia e o turismo local, e em muitos casos age como uma ferramenta de marketing para o território que representa.

A Rede Brasileira de Film Commissions

 A Rebrafic é uma associação brasileira de direito privado que tem entre seus objetivos apoiar a capacitação de film commissions no Brasil, garantir um padrão mínimo de qualidade no atendimento aos produtores nacionais e internacionais, promover o país e todas as suas regiões como destinos para filmagens de conteúdo audiovisual nacional e internacional, além de organizar e disponibilizar as informações de film commissions em todas as regiões do país.

  A associação procura trabalhar em parceria com o poder público, o setor privado e o terceiro setor para promover a articulação e a troca de informações e experiências entre produtores de conteúdo audiovisual, empresas do segmento de serviços audiovisuais e entidades governamentais e da sociedade civil, assim como apoiar o desenvolvimento do setor audiovisual brasileiro.

  Com o lançamento do primeiro Guia para Film Commissions no Brasil, fica disponível o arquivo que oferece, pela primeira vez em português, informações básicas e recomendações sobre como efetivamente estabelecer e operar uma film commission em nível municipal ou estadual. Publicado pela editora do Centro de Treinamento e Assessoria Audiovisual -LATC (Latin American Training Center) com o apoio do escritório Cesnik, Quintino e Salinas Advogados. A publicação está disponível em formato digital para download gratuito no site do LATC (www.latamtrainingcenter.com).

Ascom Garibalde RS
Foto: divulgação