Festival Internacional de Cinema Digo acontece este mês em Goiânia (GO)

0
Paredes Clandestinas, Ana Carolina Nicolau, Ficção, 2018, DF - Foto: Divulgação

O Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás, (Digo) acontece dos dias (23) a (29) de maio no Cinema Lumíere, do Banana Shopping em Goiânia e tem entrada franca. Este ano, além das produções nacionais o evento recebeu cerca 550 inscrições de países como EUA, Argentina, Índia, China, Alemanha, França, Itália, Inglaterra, Bélgica, México, Holanda, Canadá, Austrália e Colômbia.  Destes 36 curtas foram selecionados. O diferencial desta edição é que 11 longas-metragens inéditos serão exibidos

Os estados brasileiros que mais enviaram filmes para o Digo foi São Paulo, que totalizou 22% dos filmes seguido de Rio de Janeiro com 20%, Recife com 9% e Brasília com 7%. O estado de Goiás inscreveu 15 curtas e a curadoria do festival selecionou 5  deles para o público poder assistir. Além da categoria de filmes goianos, o festival terá a mostra nacional e a internacional.

No domingo, (26), a partir das 21h serão apresentados os vencedores de cada categoria. Os vencedores receberão o troféu Digo e prêmios para estimular novas produções cinematográficas. O projeto conta com o apoio da Lei Municipal de Incentivo a Cultura da prefeitura de Goiânia.

O Digo cresceu muito, principalmente, na questão da estreia de longas com abordagem LGBTI. “Nós teremos mais sessões e mais filmes inéditos para os goianos. Nesse ano de 2019, o festival se firma como festival da diversidade sexual e de gênero e também como ponto de discussão sobre o assunto. Estamos tendo cada vez mais a oportunidade de formar e educar a população em geral – afinal, o público não precisa ser necessariamente LGBTI para participar”, explica o diretor do DIGO Cristiano Sousa.

Na visão dele o mais importante tem sido ver uma democratização sobre o tema. Pessoas em geral aprendendo sobre sexualidade e podendo ter a humanidade de compreender a dor dos que sofrem por serem diferente.

“O crescimento do festival como janela de exibição no centro-oeste é a nossa maior alegria. A programação está repleta de atividades, que transpõem a exibição de filmes. Ela envolve intervenções artísticas, teatro, música, dança, lançamento de livros e muito bate-papo com pessoas renomadas e com conhecimento de causa para esclarecimentos dos participantes. Com tudo isso, a interação do público tem aumentado. A expectativa é que aumente mais ainda a cada nova edição”, afirma Cristiano Sousa.

SERVIÇO:
Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás – DIGO-Quando: 23 ao dia 29 de maio
Locais: Lumière do Banana Shopping e Teatro Sonhus;
Horário: a partir das 13h
Mais informações: (62) 98545-0905 com Cristiano Sousa.

VEJA AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Digo

Digo 2019 será realizado no Lumierè do Banana Shopping – Foto de Marianna Cartaxo