Eliane Cristina

Mais de 50 mulheres crocheteiras e artesãs estão participando do Workshop Decoração em Crochê, oferecido pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) em parceria com as Linhas Círculo S/A. O curso termina nesta sexta-feira (18) e está sendo uma oportunidade para que as artesãs aprimorem suas técnicas e aperfeiçoem as peças que produzem.

O workshop é ministrado por Neddy Ghusmam, design especializado em moda, tapeçaria e decoração em crochê. Está é a primeira vez que o design, embaixador das Linhas Círculo, está em João Pessoa e ficou surpreso com o nível de técnica das crocheteiras locais. “Estou feliz por acompanhar o desenvolvimento delas, como estão aprendendo as técnicas novas, tanto de moda, quanto de decoração. Muitas já estão com peças prontas e isso é muito gratificante”, disse.

Neddy Ghusmam há quatro anos se dedica profissionalmente ao crochê, atividade que aprendeu aos sete anos com a mãe, crocheteira. Para ele, aprimorar as técnicas é essencial para manter o nível e a comercialização dos trabalhos. “O crochê sempre esteve em evidência, as pessoas não valorizavam tanto, mas agora com o uso na moda e na decoração a tendência é que ele cresça ainda mais. Por isso, quem faz crochê deve continuar investindo, essa arte está ganhando valor e muita gente está ganhando dinheiro com isso, o que é ótimo!”, avaliou.

IMG-20160316-WA0002-300x218

Uma das crocheteiras que participam do workshop é Ivanilda França de Oliveira, que aproveitou o curso para aprender novos pontos de crochê. “Estou feliz com o curso, pois estou vendo coisas que não sabia e mais ainda pelo nível de conhecimento do professor Neddy. Ele passa muita informação pra gente e senta do nosso lado, mostra como faz, isso pra gente que trabalha com habilidades manuais é maravilhoso”, afirmou.

O workshop de crochê está sendo promovido pela Coordenadoria de Trabalho e Enfrentamento à Pobreza da SEPPM e está sendo realizado no Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, no Centro, das 8h30 às 17h.

Secom JP

Foto: Divulgação