Animacentro apresenta especiais do projeto “Bonecos do Mundo” neste fim de semana

0
Sesi Bonecos do Mundo, Sobrevento - Foto: Beto Figueiroa/Divulgação

Por Luiz Carlos Lima

A programação deste fim de semana do AnimaCentro terá duas apresentações especiais do Festival de bonecos. Estarão em cena companhias de cinco países – Rússia, República Tcheca, Argentina, Chile, Peru e Estados Unidos – além do Brasil, que está representado por companhias de oito estados. Todos participam do Sesi Bonecos do Mundo, o principal evento dessa arte cênica no País e um dos mais importantes do mundo. O evento é gratuito e acontece neste sábado (17) e no domingo (18), a partir das 16h30, no Parque da Lagoa.

Além das apresentações, o público também poderá contemplar uma exposição com quase 300 bonecos. Boa parte deles do acervo de Magda Modesto, umas das maiores pesquisadoras brasileiras sobre o tema. Também estarão expostas verdadeiras relíquias cedidas por mestres mamulengueiros. A mostra celebra a condição do mamulengo como patrimônio imaterial da cultura brasileira, título concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2015.

A idealizadora e curadora do evento, Lina Rosa Vieira, destaca o principal diferencial do projeto está na sua proposta de democratização do acesso à cultura. “Com a ocupação dos espaços públicos pelo público, unindo patrimônio histórico com patrimônio imaterial. Assim vamos democratizar a cultura e levar entretenimento às pessoas”, disse.

Técnicas – Várias técnicas serão exibidas ao público, numa viagem que vai do tradicional mamulengo nordestino, passando pela manipulação com fios e varas, até apresentações nas quais os personagens são partes do próprio corpo dos artistas. O projeto tem o patrocínio do Sesi, dentro da proposta da instituição em promover ações culturais de qualidade para o trabalhador da indústria.

Programação – No sábado (17) e no domingo (18), as apresentações acontecem no Parque da Lagoa. O espaço estará completamente transformado para o Festival. A programação começa às 16h30 com espetáculos que interagem diretamente com público.

A estrutura do evento é composta também por três palcos, um pavilhão de exposição, um tablado e até uma Kombi abrigará apresentações. Haverá, ainda, um espaço especial para os mestres mamulengueiros, a Praça dos Mamulengos.

A partir das 20h do sábado (17), a banda Pato Fu (MG) sobe ao palco com o show ‘Música de Brinquedo’. Já no domingo (18), a apresentação do grupo será em conjunto com o espetáculo ‘Alice Live – Giramundo’, às 19h30.

Esta é a primeira vez que o estado recebe o Sesi Bonecos do Mundo, com participação de companhias estrangeiras. Em 2004 e 2008, a versão nacional do festival levou o teatro de bonecos para mais de 56 mil pessoas.

AnimaCentro – O Centro Histórico da Capital ganhou destaque na gestão. Eleita pela Unesco como Cidade Criativa, João Pessoa conta com uma programação permanente de ocupação cultural do Centro Histórico, o AnimaCentro. Este é o maior projeto de intervenção cultural já realizado, unindo revitalização e dando sentido à ocupação da área central da Capital.