Abertura da 5ª Mostra de Gostoso (RN) atrai mil pessoas às areias da praia

0
Publico presente à 5ª Mostra de Cinema de Gostoso (RN) - Foto Ariclenes Silva/Divulgação

A abertura oficial da 5ª Mostra de Cinema de Gostoso, nesta sexta-feira (23) à noite atraiu um público de quase mil pessoas entre autoridades, moradores locais, convidados e turistas. A estrutura foi montada nas areias da Praia do Maceió, no município de São Miguel do Gostoso, com uma tela de 12 m de comprimento por 6m de altura. A novidade este ano, além da tela maior, foram as 500 espreguiçadeiras no lugar das tradicionais cadeiras, que transformaram o local em um charmoso cinema ao ar livre, tendo a lua como coadjuvante

Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria de Estado do Turismo do RN (Setur RM) e a Emprotur, com recursos do Governo Cidadão por meio de empréstimo com o Banco Mundial, patrocina o evento.

Para a subsecretária estadual de Turismo, Solange Portela, que representou a Setur RN na ocasião, o evento não só agrega como turismo cultural e na atração de mais turistas à região, como também prima pelo lado social, com seminários e oficinas voltadas aos jovens nativos de São Miguel do Gostoso.

“E realmente a comunidade é inserida em todos as fases do projeto, desde o ensino ao audiovisual, à prática e depois a exibição do filme”, conclui Portela. Além da subsecretária, Ana Rita Couto também participou da abertura como representante da Emprotur.

Os diretores da Mostra, Eugênio Puppo e Matheus Sundfeld, iniciaram a solenidade de abertura falando sobre a quinta edição, agradecendo o público e apresentando os integrantes do coletivo Nós do Audiovisual. O coletivo é fruto do trabalho desenvolvido pela Mostra de Gostoso, que há seis anos realiza oficinas para formar e estimular os jovens de Gostoso na produção audiovisual.

A noite de exibições começou com os filmes da mostra competitiva curta “Derradeiro”, uma ficção de Renata Alves, do coletivo Nós do Audiovisual. Depois foi a vez da apresentação da animação “Guaxúma”, com direção de Nara Normande. O encerramento aconteceu com a exibição longa premiado “Socrates”, dirigido por Alex Moratto, que retrata os desafios vividos por milhares de jovens expostos a riscos no Brasil. O ator protagonista, Christian Malheiros, está em Gostoso e participou da abertura. O filme brasileiro concorre a três prêmios no Oscar do cinema independente.

A Mostra segue até terça-feira (27) e no dia seguinte serão apresentados os resultados, com programação diária e dividida em quatro programações paralelas: Mostra Infantil, Mostra Competitiva, Mostra Panorama e Sessões Especiais.

A 5ª edição da Mostra de Cinema de Gostoso é uma realização da Heco Produções e do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC). Apresentação: Ministério da Cultura. Patrocínio: Grupo Banco Mundial, Governo Cidadão, Governo do Rio Grande do Norte – Secretaria de Turismo (SETUR), BRDE, FSA e ANCINE. Apoio: Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso; SEBRAE RN, Serveng, Pousada dos Ponteiros, Inter TV Cabugi, On Projeções, Itograss, Elo Company e Místika.

Confira a Programação no site: www.mostradecinemadegostoso.com.br/2018/

Este slideshow necessita de JavaScript.

Setur RN / Emprotur