Pescadores da Praia do Amor recebem novas caiçaras em Conde (PB)

0
Entrega das Caiçaras aos pescadores da Praia do Amor, em Conde (PB) - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Conde (PB), por meio da Secretaria de Planejamento, entregou na manhã de quinta-feira (28), as Caiçaras para os pescadores na Praia do Amor, litoral do município. Os novos espaços foram construídos em parceria com os alunos e professores que fazem parte do “Proyecto Travesía”, da Pontifícia Universidad católica de Valparaíso e da Escuela de Arquitectura y Diseño do Chile e a oficina Espacial e contou com a participação direta dos pescadores que trabalham na região

O trabalho foi realizado no local entre os dias (25) de novembro e (8) de dezembro, onde foram construídas as nove caiçaras. Todo o projeto foi realizado de forma a dignificar o trabalho dos pescadores e oferecer aos mesmos, espaços dignos e estruturados, onde pudessem ser guardados seus materiais e equipamentos de uso diário, de forma que não prejudicasse o meio ambiente, visto que o local de instalação das caiçaras fica entre a beira-mar e a desembocadura do Rio Gurugi.

As caiçaras foram construídas em madeira, respeitando os padrões e materiais históricos desse tipo de projeto arquitetônico e com uma inovação, que foram as telhas ecológicas, feitas de tubos de pasta de dente reciclados. No total, foram construídas 09 caiçaras.

Secretário de Planejamento, Flávio Tavares com a comunidade de pescadores da Praia do Amor, em Conde (PB) durante a entrega das novas caiçaras – Foto: Divulgação

O Secretário de Planejamento, Flávio Tavares, destacou a importância da realização de todos os processos regulares, desde a elaboração do projeto com os pescadores até a regularização e entrega do Termo de Autorização de Uso Sustentável (TAUS), aos beneficiados. “Estamos fazendo a entrega de um novo espaço, construído com os pescadores, e acompanhando junto à SPU todo o processo de regularização da área. O MPF entregou o laudo antropológico que atesta que eles são uma comunidade tradicional e agora entregamos o espaço físico para que eles possam utilizar, culminando com a entrega, em breve, do TAUS que é o termo que vai garantir a segurança definitiva dos pescadores nesta área da Praia do Amor, destacou.

Senhor Fragoso, que faz parte do grupo de pescadores beneficiados, ressaltou que está é a primeira vez que uma gestão municipal direciona um olhar para quem vive da pesca na região. “Esta é a primeira gestão que se preocupa com a gente. Só temos a agradecer ao apoio que nos foi dado pela Prefeita Márcia Lucena e a todos que nos ajudaram em todas as etapas passadas. Estamos reconquistando o nosso espaço e vamos poder trabalhar com maior tranquilidade em uma área estruturada e que foi elaborada com a participação de todos”, destacou o pescador.

Secomd